Festa junina consolida atrações e público

15/06/2019

Shows musicais, eventos culturais e a disputa entre grupos juninos estão movimentando Iguatu, desde quarta-feira, 13, quando iniciou a terceira edição do Festival de Quadrilhas Juninas Arraiá do Povo. A programação se estende até amanhã, domingo, 16, com o encerramento das disputas entre os grupos juninos. O evento é realizado pela prefeitura de Iguatu. Hoje, sábado, uma das atrações mais esperada é o show do cantor sertanejo Leonardo. Na quinta-feira, 13, o público dançou muito forró ao som de Xand Avião.

Mas é no Quadrilhódromo Claudizinho de Paula, montado no Parque de Exposições do Rotary Clube de Iguatu, que o evento se completa. Grupos juninos realizam as apresentações. Nos passos marcados, os brincantes fazem bonito, mostram um espetáculo de dança e encenação. “É um espetáculo de alto nível. Vim das outras vezes e vejo o quanto esses grupos daqui de Iguatu estão se profissionalizando. Muito bonito de assistir”, disse o visitante Franceli de Souza, que veio com esposa assistir às apresentações.

Os grupos ensaiam exaustivamente para fazer bonito na noite da apresentação e agradar ao público

O resgate da cultura e tradição junina acontecem a cada apresentação dos grupos. Com brilho, cor e muita criatividade o público é contagiado. “É muito lindo! Eu gosto do casamento que antes era matuto, agora é muito bonito e bem engraçado. Eu não perco um dia”, ressalta a dona de casa Luciene Alves.

O Festival de Quadrilhas Juninas este ano reuniu mais de 30 grupos com a participação de grupos do Ceará e de estados vizinhos que disputam a premiação de R$ 10 mil, que será dividida para os primeiros colocados. “Independente de ganhar ou não o valor financeiro, para gente o que vale mesmo é a valorização e o fomento da nossa cultura nordestina”, comemora Paulinha Matias, brincante.

Ornamentação

Quem visita o parque fica encantando com a organização e ornamentação de cada espaço. O parque do Rotary foi transformando num grande arraial. “Este ano estamos homenageando com o quadrilhódromo o nome do jovem artista Claudizinho de Paula, que precocemente nos deixou, e também a chegada dos 300 anos da imagem de Senhora Santana, padroeira de nossa cidade”, explica Lucinha Felipe, secretária de Cultura e Turismo de Iguatu.

As apresentações dos grupos de quadrilha também atraíram grande público para o Arriá do Povo

O cenário conta com uma réplica da igreja de Senhora Santana e Praça da Matriz. A grande fogueira iluminada foi o local escolhido para as amigas Luana Olímpio e Andreza Silva para fazerem várias fotos. O evento também ajuda a aquecer a economia local com a geração renda de forma direta e indireta. Durante os cinco dias de festa, Cristiane Martins, que tem uma cantina no centro de Iguatu, aproveita para vender comidas típicas. “Tenho mungunzá, baião mole, vatapá e paçoca de carne de sol. Graças a Deus, estou vendendo bem. Desde quarta-feira que tem sido bem movimentado e hoje deve ser melhor ainda. Sábado aumenta bem o público. É cansativo, mas vale a pena”, afirma.

Além do festival junino, o público lota a arena de shows que conta com a participação de bandas locais, e atrações nacionais. Tudo gratuito. O festival de quadrilhas continua até domingo. As apresentações iniciam a partir das 19h.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *