A maior festa religiosa da diocese teve início na quarta-feira, 17, com a celebração da primeira novena. Fé e devoção marcam a celebração do novenário em louvor à padroeira de Iguatu, Senhora Santana. Neste ano, os devotos comemoram 300 anos da chegada da imagem da santa padroeira à antiga Vila da Telha. O tema central do novenário é “Com Senhora Santana, viver a alegria da santidade’.
Para a primeira noite de novenário o arcebispo de Aracaju, dom João Costa, foi o pregador. Ele teve passagem como bispo na diocese de Iguatu e abordou a temática da pobreza, o amor de Jesus Cristo para com os pobres, a necessidade de sermos fraternos, solidários, caridosos, de vivenciarmos o amor, o ensinamento de Cristo em nossa caminhada aqui na terra.
Cada noite um religioso deferente aborda um tema específico. A programação da festa religiosa inclui novenas, caminhadas para os bairros, celebração de missas, quermesse com animação de shows de MPB, sorteios de brindes, show com o padre Joãozinho, no próximo dia 24, quarta-feira, show com Zé Vicente, cavalgada, desfiles de carros antigos, de carroças, passeio ciclístico.
Procissão e obelisco
O leilão será realizado na próxima quinta-feira, 25. No próximo dia 26, será feriado municipal. Haverá celebração de quatro missas pela manhã, na Igreja Matriz de Senhora Santana e no fim da tarde a tradicional procissão com a condução do andor com a imagem tricentenária da padroeira.
Como marco comemorativo dos 300 anos da chegada da imagem – um obelisco com a instalação de uma imagem de 1,70m de Senhora Santana ao lado da igreja matriz será inaugurado. “Precisávamos registrar esse acontecimento, a história, o ano jubilar dos 300 anos de devoção e fé à Santana em Iguatu”, destacou o pároco da matriz de Santana, padre Carlos Roberto Alencar.
0 comentários