Festival de Teatro de Acopiara será reativado seis anos depois

29/03/2024

 

O 27º FETAC-Festival de Teatro Amador de Acopiara, será de 04 a 11 de Maio, um resgate do maior festival de teatro do interior, cuja última edição aconteceu em 2018

            Considerado o maior festival de teatro amador do interior do Ceará, o Fetac, que já é um patrimônio cultural da cidade volta a encantar o público, seis anos depois. A última edição aconteceu em 2018. Depois de muitas voltas e pedidos do público, o Fetac está de volta.

De acordo com Mardone Nunes, um dos organizadores do evento, a fase agora é de inscrições, quando os grupos de teatro que pretendem participar se inscrevem, com seus respectivos espetáculos. Após o encerramento das inscrições (22 março a 05 de abril) será a fase da seletiva dos espetáculos, para em seguida ser divulgada a programação.

Segundo Mardone Nunes e Dário de Souza, os espetáculos serão selecionados por uma comissão exclusiva da secretaria de Cultura. Para se inscrever o grupo candidato deve preencher os dados num formulário online disponibilizado no instagram do festival, https://ciacordel.blogspot.com/.

O Festival de Teatro Amador de Acopiara é um evento com seu viéis socioeducativo e cultural. Os espetáculos que são apresentados gratuitamente no palco do Centro Social Paroquial, também são levado para as ruas, escolas, associações de bairro e outros espaços onde o público está.

Realizado pela Cia. Cordel de Teatro, o evento segue apoiado pelos órgãos oficiais de cultura do Governo do Estado e do município, Ministério da Cultura, através da Lei de incentivo, Paulo Gustavo, Cagece e Banco do Nordeste.

Lançado pela primeira vez em 1989, por um grupo  de jovens do movimento local de teatro, o Fetac se fortaleceu através dos anos e hoje figura como o maior evento do gênero no Ceará. Sua marca mais consolidada é a formação de plateia. Pessoas que no início eram levadas pelos pais, hoje vão ver os espetáculos com os filhos. “É nosso maior legado, ver que as pessoas permanecem prestigiando e os festivais sempre com casa cheia”, frisou Dário de Souza, também organiza

 

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *