O mês de fevereiro encerrou com uma surpresa para os moradores de Iguatu e região: chuvas que superaram as expectativas e deixaram um rastro de alívio e esperança. Dos 29 dias do mês, 18 foram de chuvas.
Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, a média histórica de chuvas esperada para fevereiro era de 136,9mm. No entanto, foram registrados 174,3mm, representando um desvio positivo de 27,1%.
Comparando com os anos anteriores, em 2023, o desvio positivo foi de 31,4%, com 179,9mm observados, enquanto em 2022, o desvio negativo de 32,3%, com uma média de apenas 92,6mm.
Ceará
Com registros expressivos de precipitações, que garantiram aporte em açudes e provocaram transtornos em áreas urbanas e rurais, o mês de fevereiro terminou com o melhor acumulado de chuvas do Ceará em 17 anos. Além disso, foi o 5º melhor fevereiro da série histórica da FUNCEME, iniciada em 1973.
Segundo as informações preliminares do Calendário de Chuvas, que ainda podem ser atualizadas pela Fundação, choveu 233 milímetros até a última quinta-feira, 29, quantidade 92.2% superior à média histórica para o mês, de 121.3 milímetros. Os dados foram colhidos às 8h30 desta sexta-feira, 1º.
Previsão
A previsão indica que as chuvas se concentrarão nas regiões oeste, central e sul do Ceará, abrangendo a Ibiapaba, Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. Nos próximos três dias, os maiores acumulados estão previstos para os períodos da tarde, noite e madrugada. A intensidade varia de moderada a forte, especialmente durante a noite e madrugada nas regiões do Cariri, Sertão Central, Inhamuns e sul da Jaguaribana, e durante a tarde, noite e madrugada na Ibiapaba. Para as demais macrorregiões, espera-se chuva fraca e isolada.
As razões para essa generosidade pluviométrica incluem a atuação da brisa, a interação dos ventos com o relevo, o aumento da umidade e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical.
0 comentários