Fiéis celebram aniversário sacerdotal do padre José Wallace

21/01/2023

Na última quinta-feira, 19, a catedral de São José ficou lotada com a presença de fiéis, amigos e convidados. Além da tradicional Missa da Saúde, o dia também marcou a data festiva de 3 anos do padre José Wallace à frente da paróquia de São José. Homenagens e agradecimentos durante a Santa Missa marcaram a celebração, que foi concelebrada pelo monsenhor Gustavo Auler, que veio do Rio de Janeiro.

Amanhã, domingo, outra data importante, 22 de janeiro, é comemorado o aniversário da ordenação sacerdotal de padre José Wallace, que completa sete anos de sacerdócio. Ele foi ordenado em 2016, com os padres José Jailson e Edval.

Carioca, José Wallace, 44, estudou filosofia e teologia no Rio de Janeiro, veio para Iguatu para uma experiência missionária, junto a dom Edson de Castro Homem, quarto bispo (hoje emérito) da Diocese Iguatu, que renunciou ao cargo para tratamento de saúde, onde reside no Rio de Janeiro. “Me ordenei sacerdote no dia 22 de janeiro de 2016 aqui em Iguatu. Tive aqui várias experiências pastorais. A minha primeira experiência logo ordenado diácono foi na quase paróquia de Várzea da Conceição, distrito de Cedro, um lugar de fé madura e viva onde pude iniciar o meu ministério diaconal e sacerdotal e aprendi a ser padre. Várzea da Conceição foi a minha escola sacerdotal, para um padre no Nordeste, no interior do Ceará. Depois de dois anos e meio na Várzea da Conceição, fui para a Cohab, paróquia Nossa Senhora das Graças, em Iguatu onde trabalhei um ano e meio como pároco. Também uma outra experiência sair da zona rural e ir para a cidade. Foi um tempo curto lá, mas muito profundo, de muitas amizades, muito aprendizado, muita evangelização e muito carinho que marcam o meu coração, tanto a Várzea da Conceição, como a paróquia da Cohab. Há três anos fui nomeado para ser o pároco da Sé Catedral de São José, a igreja mãe da nossa diocese de Iguatu, que é sem dúvida nenhuma uma paróquia como outra paróquia sendo que ela é a igreja do bispo. É a igreja mãe, aquela que acolhe os grandes eventos, acolhe as grandes celebrações. E tem sempre a presença do bispo que é o pastor próprio da catedral. É a igreja do bispo, mas por ele ter uma diocese muito grande, é sempre nomeado um cura para a catedral. Então, eu estou na catedral há 3 anos”, ressaltou.

Desafios

Na Catedral de São José, o padre disse que viveu muitos desafios, como por quase dois anos durante a pandemia da Covid-19. “Vivi na catedral o tempo que todos os padres viveram, desafiador, que foi no tempo da pandemia. Eu assumi no dia 19 de janeiro e a pandemia foi declarada no dia 18 de março. Então, celebramos durante quase dois anos intercalando as celebrações on-line pelos meios de comunicação. Mas a catedral ela marca pelo seu povo, pela generosidade de buscar sempre mais uma igreja viva, missionária e acolhedora. É uma paróquia muito acolhedora e amável”, complementou o religioso, afirmando que o território da paróquia de São José compreende também comunidades da zona rural como Barra, Santa Rosa e Tambiá. “São também comunidades vivas, missionárias e acolhedoras. E assim, vamos trabalhando. Somos sinal do amor de Deus”.

Gratidão

Padre Wallace resumiu o momento nas palavras de gratidão e agradecimento. “Celebrando 3 anos de pároco da catedral, só tenho a agradecer. É uma gratidão imensa. Ressalto que essa gratidão é quando o coração sabe dizer obrigado. O meu coração é cheio de gratidão de modo particular aos funcionários, que são os primeiros colaboradores do pároco que muito têm me ajudado, aos coordenadores e membros de pastorais, movimentos, serviços, grupos e às comunidades rurais e a todo o povo de Deus. Por último, mas não menos importante que fazem a catedral de São José, a igreja mãe da diocese é essa igreja bela bonita, fervorosa, animada, missionária e acolhedora. Minha gratidão e parceria com os meios de comunicação todos que sempre se mostraram muito abertos, tanto rádio, TV, jornal e internet. Minha gratidão e parceria a todos os meios de comunicação da cidade de Iguatu”.

 

Missa da Saúde

Toda quinta-feira é celebrada na catedral a missa pela saúde. “É o momento de encontrar aqueles irmãos e irmãs mais sofridos, que com problemas, dificuldades, com medo, mas que vêm buscar força, ânimo e coragem, na palavrada da Eucaristia. A comunidade reunida que serve de suporte uns para os outros para sermos de fato igreja missionária, igreja viva, igreja corretora onde caminhamos juntos ao encontro do Senhor, esse Senhor que nos ama, que nos liberta e que nos salva. Que São José interceda por nós, interceda por nosso trabalho e pela nossa missão para que juntos trilhemos o caminho. Estamos vivendo nesse ano de 2023 o ano da vocação. Que possamos todos nós encontrarmos a nossa vocação e responder com generosidade, simplicidade, verdade e disponibilidade vivendo e testemunhando a vocação primeira a ser discípulos e missionários do mestre Nosso Senhor” concluiu.

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *