Fiéis de São Francisco percorrem 24km a pé em Romaria

21/09/2019

Na madrugada de amanhã, domingo, 22, acontece um importante evento que já faz parte do calendário festivo e religioso do Ceará. A romaria franciscana do município de Solonópole mantém tradição que lembra o nome do romeiro franciscano José Araújo Pinheiro, que fez 37 viagens a pé para Canindé, para reverenciar São Francisco.

Participam romeiros de Solonópole, Milhã, Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu e até de Fortaleza. A previsão dos organizadores que é a caminhada reúna em torno de 800 pessoas no trajeto e mais de mil na chegada ao distrito de Assunção. O evento começou com uma pequena participação, mas foi crescendo.

Os devotos saem em caminhada da Praça da Matriz de Solonópole, por volta de meia-noite deste sábado, 21, com destino ao distrito de Assunção, num percurso de 24 quilômetros. A previsão de chegada ao destino é por volta das 6h. Fiéis que já participaram da romaria em edições passadas afirmaram que são momentos muito íntimos com eles mesmos e com os outros numa grande comunhão. Alguns caminhantes chegam ao destino primeiro, mas aguardam os demais e todos entram juntos na sede do distrito. A caminhada é composta de momentos de reflexão, silêncio, cânticos e orações.

Segundo a professora Socorro Pinheiro, filha do discípulo de São Francisco, José Araújo Pinheiro, a caminhada dura a madrugada toda. Pela manhã acontece a chegada ao distrito de Assunção, onde acontece o acolhimento por um padre da paróquia, em seguida um café da manhã partilhado (quando cada pessoa leva um tipo de alimento). A professora disse que prometeu ao seu pai, ainda no leito de partida dele, que daria continuidade ao evento. Ela vem cumprindo a promessa ao lado do esposo Jean Nedson Pinheiro, que também organiza a romaria, que já faz parte do calendário turístico religioso do município.

Tradição religiosa

José de Araújo Pinheiro viajava a pé todo ano para Canindé, distante aproximadamente 200 quilômetros de Solonópole, e para o distrito de Assunção, distante 24 quilômetros, com a finalidade de expressar sua devoção a São Francisco. O percurso para Canindé foi realizado durante 37 vezes e, para Assunção, ele perdeu as contas.

A romaria acontece hoje saindo da cidade de Solonópole para o distrito de Assunção

Em 2011, José de Araújo, já debilitado por conta de enfermidade, não fez sua romaria. Todavia, suas filhas e alguns amigos, ao todo nove pessoas, deram continuidade. Em 2012, ano de falecimento de José de Araújo, o evento aconteceu com a participação de oito pessoas; em 2013, com 12 pessoas, em 2014, com 39, em 2015, com 230 pessoas, em 2016, com 160 pessoas, em 2017 com 300 pessoas, e em 2018, com mais de 600 pessoas. A romaria tornou-se tradição e tem como principal motivo a fé em São Francisco, modelo de caridade e simplicidade.

Fonte: https://www.solonopole.ce.gov.br/site/noticia

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *