Na manhã desta sexta-feira, 27, o forró e o repente invadiram o Mercado Central de Iguatu. Excepcionalmente, o Forró na Feira foi antecipado por conta do feriado de hoje, sábado, 28, Dia do Comerciário.
A programação, que antes era mensal, acontecerá todos os sábados. A atividade cultural é desenvolvida pela direção do mercado, com apoio da gestão municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, e tem se tornado um atrativo atraindo visitantes, melhorando a renda dos feirantes e permissionários. “Iniciamos em março desse ano com apresentações mensais, sempre no primeiro sábado do mês, mas com a grande aceitação dos feirantes e permissionários, em maio começamos a fazer quinzenal. Após a semana da EXPOIGUATU, em setembro, e ao analisarmos que o volume de vendas no mercado, que aumentou significativamente, resolvemos realizar todos os sábados. Para isso a gente pensou numa agenda boa, com a participação de artistas da nossa terra, justamente para valorizar também profissionais que às vezes são esquecidos”, comentou Roberto Bezerra, secretário executivo da pasta da Infraestrutura, que administrar o Mercado Central.
Público e vendas
De acordo com a administração do mercado, o volume de circulação de público também aumentou em mais de 30%, e consequentemente as vendas. “A música traz alegria, boas energias, espanta a tristeza e anima a todos. As pessoas ficam na expectativa para o começo do forró. Tem gente que faz feira mais cedo e fica pelo mercado esperando o forró começar. Tomam café, conversam, e até dança. Tem sido satisfatório ver o povo mais animado aqui no mercado”, pontuou Bezerra.
Um dos objetivos é oportunizar o acesso à cultura popular. Através dessas apresentações os artistas interagem com o público, além de mostrarem seus trabalhos. O Forró na Feira é um evento de baixo custo, sempre valorizando e prestigiando os artistas locais. “Além dos artistas que a gente conta com a participação, temos também o Sesc, que é parceiro das ações. Recentemente teve a apresentação de violeiros que participaram do Festival de Violeiros do Sesc. Essa soma de nós que fazemos parte da família do mercado nos deixa muito felizes. Só temos a agradecer a todos os iguatuenses e visitantes de cidades vizinhas, pois o mercado é de todos. E tudo isso só acontece porque temos uma equipe comprometida que está pronta para tudo: Cicinho, Adelaide, Buiú, Samuel, Mateus, Irandir, Lândia, Bertinho, Ratinho, Solon, Berão, Fábio, Luiz. Faço questão de citar eles, porque sem cada um deles nada disso poderia ser feito”, finalizou.
0 comentários