Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
Dois municípios do Ceará realizam 2° turno das eleições municipais neste domingo, dia 27 de outubro: a capital Fortaleza e Caucaia, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza. Dos 184 municípios do Estado, apenas os dois ultrapassam os 200 mil habitantes. O Ceará foi o estado brasileiro com a menor taxa de abstenção durante o 1º turno das Eleições, registrando cerca de 14%, ou seja, pouco mais de 985 mil eleitores que não votaram.
Em Fortaleza, a disputa pelo 2° turno entre André Fernandes, do PL, e Evandro Leitão, do PT, segue das mais acirradas. As últimas pesquisas eleitorais mostram um cenário de empate técnico. Mas ainda há uma parcela considerável de eleitores que não sabem em quem votar. Esta semana, os dois candidatos intensificaram a campanha nas ruas em busca do voto dos indecisos. A escolha do futuro prefeito de Fortaleza, no próximo domingo, promete ser voto a voto.
Já em Caucaia disputam o 2° turno os candidatos Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT). Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Naumi aparece como favorito na disputa. Ele recebeu apoio dos candidatos Cel Aginaldo (PL) e Emília Pessoa (PSDB), que saíram derrotados no 1° turno. Catanho tem o apoio do atual prefeito Vitor Valim, que decidiu não concorrer à reeleição, e do governador Elmano de Freitas (PT).
A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é que até às primeiras horas do domingo, o resultado das eleições municipais em Fortaleza e Caucaia já seja conhecido. Os novos prefeitos das duas cidades tomarão posse no dia 1° de janeiro de 2025, a exemplo dos chefes do Executivo Municipal das outras 182 cidades cearenses.
Segurança reforçada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na última terça-feira, dia 22, o envio de tropas federais para os municípios de Fortaleza e Caucaia, para o reforço da segurança no segundo turno das Eleições 2024, que serão realizadas neste domingo.
A decisão que informa as novas autorizações do TSE diz que as cidades vão receber soldados das Forças Armadas para garantir a tranquilidade dos eleitores no pleito.
O Governo do Ceará também deu início ao serviço operacional supervisionado com mais 417 novos policiais militares para o reforço do policiamento ostensivo. Nos últimos meses, já se somam mais de mil novos agentes de segurança pública em ação. Os novos PMs também vão ajudar na garantia da segurança da Capital no 2° turno.
0 comentários