Funceme aponta probabilidades de 45% de chuvas acima da média para o Ceará

25/01/2020

O clima é de bastante otimismo por parte da Secretaria de Agricultura e também por agricultores em Iguatu, desde que foi divulgado o prognóstico pela Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia apresentou, na última terça-feira, 21. Terras já estão sendo preparadas. A expectativa agora fica pelas primeiras chuvas para molhar bem o chão e iniciar o plantio.

“Já estamos com mais de cem hectares de terra pronta. Aonde deu uma chuvinha, os tratores já preparam o solo. As sementes foram distribuídas, agora é só chover mais para que os agricultores comecem a plantar. Estamos com uma demanda boa pelo programa de preparo de terra”, ressaltou Edmilson Rodrigues, secretário da pasta da agricultura iguatuense.

O templo nublado com nuvens carregadas que tem feito nos últimos dias reacende a esperança dos agricultores, que ainda amargam os efeitos da seca nos últimos anos. O agricultor Pedro Domingos planta todos os anos cerca de 1 hectare de milho e feijão, na Gameleira. “A gente não pode perder a esperança. Eu que acompanho esse prognóstico espero que seja diferente este ano pra gente. A Funceme disse que a probabilidade é de que chegue a mais de 45% de chuva. Tomara que seja aqui pra gente também. Ano passado eles disseram que seria mais chuvoso pra região Norte e foi isso que aconteceu. E aqui pra gente seria ruim de chuva. Espero que este ano venha chuva aqui pra nós e pra Região Sul. Porque chovendo bem no Cariri, vem água aqui pra gente”, comentou o agricultor, afirmando que ainda não preparou a terra para o plantio, mas se mostra confiante.

Açudes secos

A seca nos últimos anos impactou diretamente na agricultura, pecuária afetando também o nível hídrico dos reservatórios que estão praticamente secos. “Nossos açudes estão todos secos. O Trussu está sem nada, Orós e Castanhão também. Estamos recebendo água de poços e sem qualidade. Mas Deus vai mudar esse quadro, vamos ter um bom inverno”, acrescentou Domingos.

De acordo com o prognóstico apresentado, a Funceme indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média no Estado do Ceará entre fevereiro e abril, com chance de receber chuvas acima da média para o trimestre. Já a probabilidade de as precipitações ficarem em torno da média é de 35%, e de ficar abaixo da média é de 20%. “Foi apresentado um resultado mais otimista que ano passado, e infelizmente se confirmou. Esperamos que as chuvas se concretizem e venha boas chuvas, principalmente nas cabeceiras dos nossos rios e açudes para que possamos ter uma garantia de água para abastecimento humano, animal e que possamos ter safras recordes de produção de grãos de sequeiro”, comentou Edmilson Rodrigues, confiante em um bom inverno.

No Ceará, o período oficial de inverno entre os meses de fevereiro a maio.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *