Funceme divulga prognóstico da estação chuvosa 2024

20/01/2024

Foi divulgado na tarde desta sexta, 19, pela Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia o prognóstico climático da estação chuvosa para o Ceará em 2024, relativo ao trimestre fevereiro, março e abril. O prognóstico é resultante científico do Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, na quinta-feira, 18 e ontem, sexta-feira, 19.

Trata-se de uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do e do exterior, que indicou o referido prognóstico climático no Ceará para o trimestre de fevereiro a abril, com 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média normal, 40% de probabilidade dentro da média normal e 15% de probabilidade acima da média normal.

De acordo com os levantamentos apresentados, os modelos de previsão ainda apontam tendência de uma estação chuvosa mais curta este ano, ou seja, com principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março, sendo mais irregulares em abril e, especialmente, em maio.

Ainda segundo o prognóstico divulgado, pesquisas das condições oceânicas e atmosféricas envolvendo dados do índice ONI – Oceanic Niño Index, do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, do período de outubro a dezembro de 2023, indicaram aquecimento das águas do Oceânico Pacífico em 1,09ºC, que caracteriza o fenômeno climático, ‘El Niño’, causando efeito contrário ao também fenômeno climático ‘La Niña’, sendo que este registra resfriamento das águas favorecendo quadra chuvosa abundante no Nordeste. O fenômeno ‘El Niño’, traz quadra chuva irregular.

Prognóstico

O prognóstico indica probabilidades referentes a uma tendência média do volume acumulado de chuvas para o trimestre, como um todo, e não para cada mês em particular. Avaliando pela média de chuvas em cada região do Ceará pesquisada; litoral Norte, Pecém, litoral da capital Fortaleza, Maciço do Baturité, Ibiapaba, Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, há uma previsão pessimista de chuvas médias no Estado, com variação entre 404,7 mm (limite inferior) e 52,1 (limite superior).

No próximo mês de fevereiro será divulgado o prognóstico climático para o Ceará abrangendo o trimestre março, abril e maio.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *