Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
Após a previsão da Funceme para os três primeiros meses de 2024, o Ceará deve seguir com predomínio de condições estáveis de chuva até o começo do fim de semana. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há chances de chuvas fracas e isoladas no Sul e Litoral cearenses
O boletim meteorológico da Funceme avalia que precipitações pontuais são esperadas para o sudoeste do Sertão Central e Inhamuns, próximo à divisa com o Piauí.
Neste fim de semana, há possibilidade para chuvas passageiras e ainda sem expressividade na faixa litorânea e Maciço de Baturité.
As precipitações esperadas estão associadas à atuação do sistema de brisa, aos efeitos locais, além da interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade.
Quanto a quadra chuvosa de 2024, a Funceme apontou, na sexta-feira, dia 19 de janeiro, que o Ceará tem 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média histórica nos primeiros três meses da quadra chuvosa deste ano. Os motivos apontados são o aquecimento do Oceano Atlântico, além da problemática do El Niño. Há ainda 15% de probabilidade de chuvas acima da média e 40% de chances de os três primeiros meses da quadra chuvosa terminarem com acumulado em torno da média.
No Ceará, a média histórica é de 510mm de precipitações entre fevereiro e abril, com maior volume em março, quando se atinge pouco mais de 200mm no mês. A quadra chuvosa no Estado segue até o próximo mês de maio.
0 comentários