Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, esteve nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, em Fortaleza. Ao lado do governador Elmano de Freitas, ele anunciou investimentos na criação de um polo automobilístico e ampliação na produção de uma indústria de aerogeradores.
Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, participou da solenidade ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e várias lideranças políticas e empresariais. Foi anunciado um investimento no setor automobilístico, em Horizonte. Trata-se da implantação de um Polo Automobilístico do Ceará, na Região Metropolitana de Fortaleza. Uma montadora de veículos vai fazer parte desse novo complexo industrial, onde serão produzidos carros de diversas marcas.
O investimento inicial é de R$ 400 milhões, com foco na produção de veículos híbridos e elétricos de diversas marcas. A estimativa dos Governos Federal e Estadual é que o novo polo automobilístico de Horizonte só deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2025. A capacidade inicial de produção será de 10 mil veículos por mês. O acordo para receber uma indústria automotiva multimarcas, que produzirá carros elétricos e híbridos, foi assinado com a Comexport, uma gigante do comércio exterior.
“Essa negociação é resultado de um trabalho de articulação e planejamento para atrair esse importante empreendimento, que é muito maior do que uma indústria automobilística. O Polo Automobilístico é um modelo, bem-sucedido em outros países. O nosso compromisso é atrair mais empresas, oferecendo mão de obra qualificada e uma localização estratégica privilegiada”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Geraldo Alckmin também confirmou novos investimentos da empresa Vestas no Estado, que soma R$ 130 milhões. A indústria de aerogeradores vai ampliar sua linha de produção baseada em Aquiraz, visando atender a demanda das empresas de energias renováveis. A promessa é de mais desenvolvimento econômico para o Ceará e com geração de novos postos de trabalho. “O Ceará tem questões fundamentais: energia limpa, renovável, tem tudo para avançar no hidrogênio de baixo carbono, a questão do aço, e também educação de qualidade, isso faz a diferença nos recursos humanos”, disse Geraldo Alckmin, vice-presidente da República.
0 comentários