Na noite desta sexta-feira, 31, aconteceu no auditório do SINDILOJAS, no bairro Prado, o lançamento do livro ‘O Direito de Rir IX’, do escritor e humorista iguatuense Giovani de Oliveira. A série que começou como uma brincadeira chegou a sua 9ª edição. A veia cômica do escritor está em tudo que ele faz ou fala. Giovani faz piada com seus personagens reais ou imagináveis e até com ele mesmo. Fazer rir parece ter sido uma missão entregue a ele pelo pai da humanidade.
Na solenidade de lançamento, sem muita formalidade, muitos amigos e admiradores do trabalho do escritor foram prestigiar. Entre esses, Francisco Bento de Souza, presidente do SINDILOJAS, que elogiou o autor pela sua capacidade intelectual. Romualdo Lima, Procurador Federal, fez a apresentação do livro. O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’ e Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, diretor distrital da FCDL/CE, dentre outros convidados estavam presentes.
Na apresentação do livro, Romualdo Lima se referiu ao ato de rir como ‘fenômeno social’, aspecto de um povo espaço e tempo. Ele foi buscar na teoria de grandes escritores e intelectuais a afirmação que o “riso é a essência do próprio homem e deve ser livremente permitido, pois através do riso é possível afastar a angústia e aliviar a tensão. Quando se referiu ao escritor, seu colega de infância, no bairro Prado, Romualdo disse que Giovani é quem melhor consegue extrair o melhor do humor e do ser humano, pelas citações de suas personagens populares: Seu Teté, Pivete, Caçote, Chico catraca, Maria taboca, dente outros.
Mesa Brasil
Giovani de Oliveira afirmou que o livro ficou pronto antes da pandemia, mas que só agora foi possível lançar. Ele disse que o grande objetivo do lançamento é também arrecadar cestas básicas de alimentos para doar ao programa Mesa Brasil, do Sesc, um dos mais relevantes programas assistenciais com a distribuição de alimentos às famílias carentes.
Após a parte solene, o escritor e os convidados foram para o hall de entrada do SINDILOJAS, onde foi servido um coquetel e aconteceu a venda e autógrafos.
0 comentários