Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), realizaram visita técnica às obras de implantação da ferrovia Transnordestina no Ceará nesta quinta-feira, dia 14 de novembro. Eles percorreram o canteiro de obras em Piquet Carneiro, no Sertão Central do Estado. Com 150 km já executados em território cearense, de Missão Velha a Acopiara, agora a Transnordestina está executando outros 151 km, de Acopiara a Quixadá, passando por Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim. Pelo projeto, a ferrovia vai até o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O governador Elmano de Freitas destacou o impacto do empreendimento para reduzir custos, aumentar a produtividade e competitividade, principalmente no Ceará. “Essa região será outra com a Transnordestina. Esse trem é como se passasse 240 carretas emendadas uma na outra. A ferrovia vai possibilitar, por exemplo, trazer insumo para toda a bacia leiteira. Também soja e milho mais baratos para os produtores de leite da região. As fábricas de calçados vão exportar a produção com um frete muito mais barato, com um trem de carga muito grande, que vai baratear os custos dessas empresas e que também nos permite atrair outras empresas para essa região, assim como para o Cariri e para o Centro-Sul”, disse Elmano.
Com 71% de obras concluídas na Fase 1, a Ferrovia Transnordestina está com recurso assegurado para dar continuidade e celeridade ao cronograma de obras no Ceará. Ainda nesta quinta-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou o investimento de R$ 30 bilhões e 700 milhões de reais do Governo Federal para o Ceará. São pelo menos 1.298 obras do PAC em parceria com o Estado e municípios.
A volta dos investimentos federais, a partir de 2023, viabilizou a retomada das obras da Transnordestina, iniciada no primeiro mandato do presidente Lula. O empreendimento é prioridade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). “O recurso está resolvido, agora é pedir celeridade à empresa para que ela contrate o quanto antes todas as etapas. Presidente Lula e nós acreditamos que para um país continental como o Brasil se desenvolver plenamente precisa de capacidade logística e de infraestrutura moderna”, defendeu o ministro.
Obras
Em reunião no Palácio da Abolição, em Fortaleza, na quarta-feira, dia 13, Elmano de Freitas e Rui Costa traçaram um cronograma para agilizar andamento de obras vinculadas do novo Programa de Aceleração do Crescimento no Ceará. Entre os empreendimentos em parceria do Governo do Estado estão a construção, duplicação e restauração de trechos da BR-116, a ampliação do Eixão das Águas do Ceará, a continuidade do Cinturão das Águas do Estado, a construção do Ramal do Salgado, a conclusão do 4º Anel Viário, além de novas unidades do Minha Casa Minha Vida.
0 comentários