Na quarta-feira, 3, o governador Elmano de Freitas (PT) liderou uma reunião no Palácio da Abolição, em Fortaleza, para discutir o plano de contingência para impactos do ‘El Niño’. Gestores de diversos órgãos estaduais estiveram presentes, incluindo Casa Civil, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Defesa Civil, Funceme, Cogerh, Sohidra, Cagece, UFC e Adagri.
Durante a apresentação do plano, o governador reafirmou sua prioridade em relação à intervenção na adutora do Trussu, conforme afirmou o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara. Segundo ele, Elmano enfatizou que a substituição da adutora é uma das principais prioridades de seu governo, indicando que a capacidade da nova adutora será quase dobrada, passando de 400 para 600 milímetros, para garantir tanto a quantidade quanto a qualidade do abastecimento em Iguatu.
Entretanto, detalhes como o prazo para a substituição da estrutura antiga, o valor do investimento e o início do processo licitatório não foram divulgados durante o encontro. A adutora do açude Trussu, construída há aproximadamente 20 anos durante o governo de Tasso Jereissati, apresenta sinais de desgaste e frequentes rompimentos em suas junções, o que ressalta a urgência da sua substituição. O equipamento abastece a população da zona urbana da cidade.
Infraestrutura hídrica
Aderilo Alcântara destacou o trabalho prévio realizado. “O governador, por sua vez, instruiu os gestores presentes a fornecerem informações a partir do Plano de Contingência para determinar prioridades nas ações. Vamos elaborar uma ordem de prioridade. Precisamos agir primeiro nos municípios com menos tempo de abastecimento garantido. Essa nova adutora do Trussu vai representar mais um passo fundamental nessa trajetória de fortalecimento da infraestrutura hídrica do estado”, disse Aderilo.
0 comentários