Governadora distrital do Rotary visita Iguatu

01/02/2020

A passagem da governadora Maria Vital, do Distrito 4490, pela cidade de Iguatu mobilizou associados dos dois Rotarys existentes no município. A visita faz parte do itinerário que engloba 76 clubes dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. O Rotary Club Iguatu e o Rotary Iguatu Planalto receberam em suas respectivas sedes nos dias 27 e 28 a presença da liderança rotariana.

O objetivo da visita propunha reafirmação aos desafios de preservar os valores rotarianos e intensificar os projetos humanitários mantidos pelo distrito. “A minha grande meta é manter o distrito conectado e unido; mostrar a importância de ser rotariano e aumentar o número de associados; além de deixar a mensagem de que Rotary é serviço, é companheirismo, é cuidar da comunidade, mas também é amizade e respeito”, comenta.

A governadora, professora de Direito da Universidade Federal do Ceará, é a primeira mulher cearense a ocupar a função e a segunda de toda a história distrital. “Ser governadora do Distrito 4490 do Rotary International é uma honra e um privilégio”, revela. Entre os seus objetivos na posição de governadora, Maria Vital destaca o compromisso em “aumentar o número de mulheres nos clubes de Rotary do Distrito, criar oportunidade para participação de jovens e amplificar o número de projetos sociais”. A cearense exerce o mandato até 1º de junho de 2020.

A família rotária prestigiou a vinda da liderança rotariana –

Rotary Club de Iguatu

No último clube a ser visitado em Iguatu, Vital conheceu os projetos da EXPOIGUATU, de alunos bolsistas com anúncio da aprovação de parte deles em universidades, o programa de bolsas de fraldas geriátricas e de cadeira de rodas que em seis meses realizou a doação de 17 equipamentos. “Percebo que o Rotary Club de Iguatu se confunde com a história do município, e que aqui passaram grandes nomes e que devem passar ainda mais. O clube é referência para o Distrito pelo volume de atividades desempenhadas”, assegurou a governadora.

Rotarianos como Tales Teixeira, Esdras Uchoa e Paulo de Tarso fizeram apresentação do clube, das ações humanitárias e da Fundação Rotária. “Uma grande noite tivemos e que ficou marcada. A visita de uma liderança nos enche de ânimo a dar continuidade com os trabalhos sociais”, afirmou Fernando Araújo, presidente do Rotary Club de Iguatu. 

Saiba mais

Fundado em 1905, nos EUA, o Rotary é uma organização internacional sem fins lucrativos composta por homens e mulheres de negócios que atuam em diferentes profissões e são reconhecidos como líderes comunitários. Os rotarianos são conhecidos por prestar serviços humanitários, fomentar um elevado padrão ético em suas respectivas profissões e incentivar a paz e a boa vontade no mundo.

A grande meta atual do Rotary é erradicar a pólio no mundo. Além disso, são missões do Rotary: a erradicação do analfabetismo, a promoção do intercâmbio de jovens, a entrega de agua potável às comunidades.

No Brasil, existem mais de dois mil clubes de Rotary, com mais de 50 mil rotarianos e 38 distritos regionais. O Distrito 4490, governado agora por Maria Vital, conta com 1.744 rotarianos ativos.

O primeiro clube a ser visitado por Maria foi o Rotary Club Iguatu Planalto
MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *