O Governo do Ceará inaugurou nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, com a presença do governador Camilo Santana e do secretário de saúde Marcos Gadelha, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. A estrutura hospitalar possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas. Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos.
“O Ceará é reconhecido como Estado que tem uma das melhores estruturas públicas de saúde do Brasil. Isso quem está dizendo é o Banco Interamericano de Saúde. Mas eu sei que o Estado precisa fazer muito mais, mas nós já lançamos o projeto Cuidar Melhor, o programa Cirurgia 24 Horas, pois a pandemia reteve muito dessas cirurgias eletivas, por isso colocamos R$ 100 milhões a mais para zerar as filas de cirurgias eletivas no Ceará. Inclusive, esse hospital aqui fará cirurgias eletivas. Esse hospital vai atender à região, muitas vezes as pessoas tinham de ir à Fortaleza, o objetivo do Estado é que 90% das demandas de saúde das próprias regiões sejam atendidas nos hospitais regionais”, ressaltou o governador Camilo Santana.
Com a nova unidade, que atenderá 550 mil cearenses dos 20 municípios das regiões do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, todas as regiões de saúde do Estado terão uma unidade de alta complexidade de saúde. O HRVJ se integra à Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central.
O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe se integra à Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões do Cariri, Norte, Sertão Central e Fortaleza (HGF), Albert Sabin, César Cals, Waldemar de Alcântara, São José e Messejana).
“Essa obra gera emprego e renda para as pessoas, ao fazer a visita nas dependências do hospital, eu e o governador perguntávamos de onde cada pessoa era, e a maioria das pessoas que vão trabalhar nesse hospital são pessoas que residem na região. Traz também desenvolvimento e mais saúde para as pessoas do Vale do Jaguaribe”, destacou o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.
O novo Hospital ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética. Outros serviços médicos serão implantados de forma gradativa.
0 comentários