Governo Estadual revoga tarifa de contingência na Grande Fortaleza

07/05/2022

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

A governadora do Ceará, Izolda Cela, anunciou o fim da tarifa de contingência da água, taxa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), criada em 2015 em razão de um período de forte escassez hídrica. Mais de 353 mil domicílios serão beneficiados. O consumo do mês de maio já não terá o aditivo que passará a não ser cobrado na conta do mês subsequente.

A medida foi possível devido ao aporte dos reservatórios durante a quadra chuvosa de 2022. Dados recentes da Cogerh contabilizam um reforço de 3,64 bilhões de metros cúbicos nos reservatórios do Ceará. O volume dos açudes no Estado chega a 37% da capacidade e segue subindo. “Se observamos o macrossistema que serve a Fortaleza e à Região Metropolitana, mais precisamente a 18 municípios, nós temos um percentual de quase 95% de abastecimento e com uma previsão de chegar a 100% no final de maio. Esses números nos dão uma situação confortável”, considerou a governadora Izolda Cela.

A situação, entretanto, segue irregular no Sertão Central, com a Bacia do Banabuiú registrando apenas 9% de sua capacidade máxima de armazenamento. O alerta indica que mesmo com bons aportes, o clima semiárido tem como característica chuvas irregulares com regiões mais confortáveis e outras com armazenamentos menos expressivos.

A situação atual dá autonomia de água para a região servida pelos açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião por dois anos sem precisar da necessidade da água do Castanhão. “Mais de quatro milhões de pessoas serão beneficiadas e a medida vale a partir do consumo do mês de maio. Portanto, somente as faturas que chegarão para pagamento em junho estarão sem essa cobrança”, destacou o presidente da Cagece, Neuri Freitas.

A taxa de contingência até então era cobrada de cerca de 353 mil domicílios cearenses, nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paraipaba e Paracuru.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *