No feriado do dia 12, foi também o aniversário de cinco anos do grupo Corre Iguatu, fundado em 2018. Os atletas e convidados comemoraram a data correndo. Foi organizada corrida com percurso de 6 quilômetros, num itinerário misto, por algumas ruas da cidade e trilhas que ficam por dentro do rio Jaguaribe. A concentração, largada e chegada na Praça da Matriz, com direito a bolo temático e medalhas para os participantes.
Arquênio Braga, hoje na reserva da PM/CE, como major, criador do grupo e organizador do evento, agradeceu a todos os atletas a disponibilidade e participação, e frisou que o grupo é aberto, democrático e um espaço onde todos são protagonistas, construindo juntos a história de todos.
O militar aposentado, que também participa de corridas de rua, explicou que “observando o cenário existente à época (2018), quando a cidade não tinha eventos de corrida tradicionais, exceto a Corrida do SESC, resolveu reunir os corredores que faziam atividades isoladas e as pequenas equipes, com a finalidade de empoderar o esporte de corrida de rua, e, assim, atrair mais praticantes, e consequentemente, novos eventos seriam criados”, lembrou.
Segundo ele, o pontapé foi dado com um grupo de WhatsApp que inicialmente se chamava ‘Corredores Centro-Sul’, depois, ‘Corredores de Iguatu’, e por fim, ‘Corre Iguatu’.
Ele frisou que aos poucos o grupo foi crescendo e surgiu a ideia de realizar treinos coletivos com medalha, assim, nasceu o 1° treino Corre Iguatu. Por outro lado, os corredores passaram a participar de eventos nas cidades circunvizinhas, e assim, puderam vivenciar novas experiências e adquirir novas amizades no esporte, o que ocasionou uma espécie de ‘intercâmbio’; ora os corredores iam para outras cidades, ora os corredores das outras cidades vinham para Iguatu.
Saúde e bem-estar
De acordo com o atleta, “Tudo isso se deu com os inúmeros eventos que o Corre Iguatu promoveu ao longo dos seus cinco anos: 1ª Corrida Corre Iguatu; 2ª Corrida Corre Iguatu;1ª Corrida Vila da Telha; 2ª Corrida Vila da Telha, Uphill Cruz de Pedras – I; Uphill Cruz de Pedras – II; Corrida de São Sebastião, no distrito de José de Alencar; Iguatu Trail Run; Corrida do Sol; Bravos Quixelôs; Gangorra Run; Night Run – 1ª edição; Night Run – 2ª edição.
Além do mais, o Corre Iguatu contribuiu com o apoio de atletas, divulgação e até participação efetiva em outras corridas da cidade, como a Corrida do João Paulo II e da Unific. “O Corre Iguatu trata-se de um movimento em favor da corrida de rua como aliada da saúde e bem-estar social”, lembrou.
Trajeto
A largada e chegada foi em frente ao Bar do Maia (Rua Senador Pompeu), após a largada, seguiu pela Rua Senador Pompeu até o CCAA, seguindo até a rádio Antena Sul; dobrando à direita em seguida à esquerda até a Rua Floriano Peixoto, seguindo até Rua José de Alencar; dobrando a direita na Rua José de Alencar e seguindo reto até o final da rua (Secretaria de Agricultura, no Bairro Bugi); dobrou à esquerda na Rua Senhor Amaro e em seguida à direita na Rua Projetada 53, até o leito do rio Jaguaribe, seguindo à esquerda por cerca de 1km pelo leito do rio até a saída na Rua Francisco Adolfo (Condomínio River Side).
0 comentários