Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação do rio Jaguaribe, por meio de ações educativas e ambientais, o ativista ambiental Neto Braga, “Braga Jaguaribe”, levou um grupo de 20 atletas amadores de corrida de rua para conhecer a realidade do manancial. A visita ocorreu no domingo, 30.
Os grupos Cangaceiros Runner’s e Corre Iguatu viram de perto os problemas ambientais que o rio sofre como despejo de esgoto, lixo, além do desmatamento da mata ciliar, entre outros danos provocados diariamente ao que é o maior rio seco do mundo. “Eles [corredores] foram os pioneiros. Mas a intenção é chamar mais gente. Cada um de nós temos compromisso com nossos filhos e netos. E se tratando que água é vida, cuidar do rio é cuidar dos nossos. Temos que fazer com que o rio renasça. Sonho que cada um seja um agente regenerador e fiscal dele”, afirmou Braga.
Os atletas se sentiram motivados a dar contribuição efetiva ao leito. “Tivemos a oportunidade de descobrir a história do rio Jaguaribe. Ele precisa de cuidado. E podemos dar nossa contribuição. Saio com a vontade de incentivar esse cuidado. Nos sentimos inseridos e queremos gerar essa consciência, vamos motivar nossos amigos a realizar um mutirão de limpeza nele e provar que o rio é nosso”, disse Alexandre Bezerra.
Abaeté
O ambientalista teve o Projeto de Trilha Ecológica no rio Jaguaribe em Iguatu inserido em plano de ações do Governo do Estado. Há décadas Braga tem pautado o rio em sua militância. Idealizador do projeto Abaeté, ele antecipa que no lançamento da edição 2023, que será no dia 24 de agosto, quando a cidade receberá a presença do superintendente do IBAMA, Deodato José Ramalho Júnior.
0 comentários