Grupo Zênite faz observação do eclipse solar hoje

14/10/2023

A preocupação é repassar orientações para que as pessoas que querem observar o eclipse solar anular, que acontece nesta tarde de hoje, sábado, 14, tenham cuidado, isso porque o fenômeno observado sem acessórios adequados pode ocasionar problemas na visão. Em Iguatu, um grupo de pesquisadores, do Grupo de Estudos em Astronomia Zênite, GEAZ, formado por professores e estudantes de cursos da Universidade Estadual do Ceará, UECE/FECLI, vai acompanhar o eclipse com telescópios e óculos especiais. Os equipamentos serão montados na Rotatória do bairro Novo Altiplano, por volta das 15h30. Além de proteger a visão, nesse momento também é importante proteger o corpo, por conta da exposição direta ao sol, uso de roupas apropriadas e leve além da hidratação e uso de protetor solar.

“Vamos disponibilizar para população observação com telescópio que será uma observação direta, no caso, o telescópio já dispõe de um filtro para uma observação segura e também uma observação indireta que é a projeção do eclipse. Essas observações devem ter um tempo limite para olhar o sol. A observação deve ser de apenas 30 segundos e um tempo de pelo menos 3 minutos de descanso da visão. É importante que as pessoas não tentem de maneira nenhuma observar o eclipse sem usar acessórios adequados porque pode ocasionar danos sérios à vista, quem sabe até cegueira, como foi o caso do Galileu Galilei que fez muitas observações do sol em suas pesquisas e terminou sua vida sem visão”, explicou do professor de física, Durval Araújo Mendonça.

De acordo com Durval, coordenador também do projeto de extensão Escolas no Zênite, esse eclipse vai ser anular. “A lua vai passar em frente ao sol, mas não vai o cobrir completamente. O sol, do nosso ponto de vista, a lua vai estar quase do mesmo tamanho do sol. Ao observar será visto um anel de fogo no céu circundando a lua”, explicou, ressaltando que são três os tipos de eclipses solar: total, quando a lua cobre completamente o sol; anular, esse que acontece hoje, sábado, e parcial em que a lua cobre apenas uma porção dele. O professor também aproveitou a oportunidade para explicar como é que acontece o eclipse lunar. “Já no eclipse lunar, a lua atravessa a sombra que a terra projeta no espaço ao bloquear os raios solares”.

Cuidados

No Brasil inteiro será possível observar o eclipse que acontece hoje, mas as regiões Norte e Nordeste serão privilegiadas para essa observação. João Pessoa, na Paraíba, será a capital onde a ‘anularidade’ do eclipse poderá ser vista em sua totalidade. “Essa observação que a gente vai realizar no bairro Novo Altiplano será a segunda que a gente realiza pelo grupo; a primeira foi observação parcial e agora essa anular, uma observação mais privilegiada”, observou Durval, ressaltando os cuidados que as pessoas devem ter ao fazer essa observação.

Entre as recomendações: não olhar diretamente para o sol sem uma proteção adequada. Se usar filtro de soldador, deve ser o de número de proteção 14 ou superior. “Mesmo com a proteção adequada, a visualização deve durar cerca de 30 segundos, e pelo menos uns três minutos entre as visualizações, para poder evitar danos à visão”, disse.

Além do filtro ou de lentes apropriadas, outros cuidados são necessários para exposição ao sol. “Vale lembrar que vamos estar expostos ao sol. É importante proteger com chapéu, boné, usar protetor solar, levar uma sombrinha e água também para hidratação”, ressaltou.

Para mais informações, basta seguir o perfil do grupo Zênite no Instagram: @grupozeniteuece

 

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *