Profissionais de segurança nas ruas da cidade e sirenes ligadas. Poderia ser uma cena comum de trabalho ostensivo e combate à violência, mas os agentes das forças de segurança foram além. Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil voltaram um dia de seu trabalho para arrecadar mantimentos e brinquedos. A ação é uma iniciativa do projeto ‘Guarda Amigo da Criança’.
Na quinta-feira, 07, os profissionais percorreram as principais ruas da cidade buscando apoio da população e do comércio local. A meta é distribuir os brinquedos e os alimentos no domingo, 10, data que celebra o Dia da Guarda Municipal. “A campanha vai seguir até lá [dia de entrega]. Vamos coletar as doações até o ponto chamado”, afirmou Antônio Filho, secretário de Segurança Pública, Proteção Patrimonial e Defesa Civil.
A população interessada na campanha pode acionar o telefone 153 e informar o ponto de arrecadação, seja de alimentos ou brinquedos. As doações serão destinadas aos moradores em situação de vulnerabilidade social do Bairro Chapadinha. Até o momento, quase meia tonelada de alimentos e quase 1 mil brinquedos foram arrecadados com a iniciativa.
Social
Para os guardas, destinar um pouco do seu tempo para as crianças é trabalhar também pelo bem-estar da população. A ação visa ainda servir para aproximar as crianças da Guarda Civil Municipal, pois, muitas vezes, os pequenos só conhecem o trabalho da segurança pública por meio da violência. “Muitas ocorrências são registradas e têm o trabalho da guarda nas periferias da cidade, o que pode relacionar a imagem dos agentes com a da violência, mas queremos mostrar que também atuamos no social, com o intuito de promover a alegria das pessoas, proporcionando segurança e bem-estar”, completou Filho.
0 comentários