Homenagem a Lucy Pinheiro

13/06/2020

Anne Thais Teixeira Montenegro – sobrinha-neta

Muitas pessoas me perguntam por que você se chama Anne? E eu sempre conto… Porque um dia minha tia Lucy, leu um livre e achou chique esse nome por ser francês e fez minha mãe pôr em mim. Eita, quando ela quer algo ela consegue, né? É (eu afirmo rindo).

E quem é tia Lucy?

É Irmã da minha avó materna. Ah! mas deixa eu te contar mais sobre ela. Sabe aquela pessoa que só se preocupa com os outros? Em ver os outros bem, com saúde, se encaminhando na vida… pronto ela se resume a isso, está preocupada com a família, o que está acontecendo com cada um, e se não basta preocupação, ela ainda quer resolver o problema pelo outro. E eu não posso me esquecer que ela mora sozinha de tão forte que ela é, numa casa que tem porta retrato com foto simplesmente de todo mundo, lá você vê todos nós bebês até agora. Se saiu no jornal então, está lá a reportagem também.

E foto dela? Ela tem muita foto dela também (perguntam)?

Acho que nunca vi, porque afinal ela é assim, não tem Ela, e sim os outros. Como é raro pessoa assim hoje em dia, que não olha só pro seu próprio umbigo e sim pro dos outros, pras angústias dos outros. Eu tive a sorte de nascer ainda no dia dela, dizem que pessoas que nascem no mesmo dia têm algo em comum umas com as outras. Acho que eu tenho mais dela é o que ela quer, ela resolve, ela vai a pé de preferência resolver, com batom na boca, a calça jeans dela e sua bolsa debaixo do braço. Lá vem alguém a pé no escuro, é ela! Medo? Dizem também que pessoas que fazem o bem não conhecem muito o medo, por isso acho que ela é tão destemida.

Nós que ficamos aqui, ganhamos sem dúvida uma pessoa que está lá no céu pedindo pra Papai do céu nos abençoar. Umas pessoas até demais (meu tio Rogério e seus filhos, e todos pra não deixar faltar nenhum, mas citei esse meu tio, caso ele leia e saiba o quão especial ele era, que até Deus pois ele pra socorrer ela, ‘tio, ela estará sempre com o senhor e todos nós’).

E que a gente tenha a partir de hoje um pouco da maior característica dela: ajudar os outros. As pessoas vêm nessa vida com missão, a missão dela foi linda. Cuidou tão bem de todos. Eu estou falando muito em cuidar, né? Mas que não me vem Lucy sem zelo aos outros. Minha Tia, obrigada por a honra de dividir o dia 30 de março com a senhora, agora comemorarei mais que nunca, farei toda a família se reunir unida, pois sei o quão valioso isso era pra senhora. Por mim e por ti. Anne é sem dúvidas o nome mais especial. Com amor da sua Anne Thaís.

—————————————————————————————————————–

Maria Dionne Araújo Felipe – sobrinha-prima

Minha querida Lucy. Já vou dizendo que essa é uma carta de amor. Porque o meu coração sangra com sua partida tão inesperada. Afinal, como você, prima querida da minha mãe, não contava a idade, eu sempre imaginava que você era imortal.

Querida Lucy, já estou com saudade de quando tinha pouco mais de quatro anos e você me alfabetizou nas aulas particulares que dava para as crianças da redondeza. Você guardou o segredo por um mês até eu chegar para minha mãe e contar que precisava pagar suas aulas. Lembro que até inflacionei um pouco. Você merecia. Era uma professora extraordinária! Ah como uma criança de cinco anos lembra disso? Eu lembro muito mais. Lembro de você chegando na casa da minha avó sempre tão solicita. Pronta para ajudar. Depois esse carinho e cuidado transferiu para a minha mãe.

Não tinha como não amar você. Por isso está doendo demais a sua partida repentina. Está doendo demais não poder voltar ao Iguatu para lhe abraçar pela última vez. Está doendo demais não ter o seu porto para visitar ao chegar no Iguatu e deixar você falar com carinho da amizade imensa que tinha com a minha mãe. Que saudade já da sua casa cheia de porta retratos da família, lugar onde minhas fotos sempre tinham lugar de destaque, eram inúmeras, e como os meus filhos pequenos adoravam se descobrir nas suas paredes. Que saudade querida Lucy. O tempo está sendo traiçoeiro comigo. Levando as minhas lembranças… Pois chegue lá no céu com seu dinamismo e sua alegria, querida Lucy.

Imagino a festa que meus pais vão fazer com sua chegada. Diga para eles que estou aqui cada vez mais sem aceitar quando alguém querido se vai. Abrace-os… quem sabe eu consiga sentir aqui o carinho e todo amor que sempre nos envolveu. Como nesse dia em que mamãe recebeu uma comenda na Câmara de Vereadores de Iguatu e você estava lá ao lado da minha mãe. Aos seus sobrinhos queridos e às suas irmãs, tia Darcy e Valdecy, o meu abraço quentinho.

MAIS Notícias
O Mestre Sala dos Mares
O Mestre Sala dos Mares

  Até 1910, mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, em 1888, a Marinha brasileira ainda castigava seus marinheiros negros fisicamente, com chibatadas. Em determinada ocasião, os marinheiros brasileiros foram à Inglaterra para aprender a tripular novos...

Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *