O Hospital Regional de Iguatu recebeu nesta sexta-feira, 29, equipamentos para mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que reforçarão o combate ao coronavírus. A informação foi confirmada pela direção da unidade de saúde. Um total de 10 respiradores foi a primeira leva de aparelhos a chegar ao município, na terça-feira, 26.
Os utensílios serão utilizados no sistema público dando segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia. A chegada dos caminhões com os equipamentos foi acompanhada pelo prefeito Ednaldo Lavor (PSD) e pelo secretário de Saúde, Georgy Xavier.
Ainda não há data para inauguração. Profissionais do estado fazem os testes de todos os aparelhos. A aplicação dos leitos foi financiada pelo estado. A contrapartida do município ocorreu com a estruturação física, instalação da rede de gases e aquisição de um gerador de energia. “Resultado de uma soma de forças. Não se faz saúde sozinho”, definiu Ednaldo.
Aparelhamento
O sistema de UTI é composto por ventiladores pulmonares (respirados) cardioversor, monitor cardio parâmetro, e bomba de fusão. Quase 20 profissionais recebem capacitação sobre como operar o ventilador mecânico e realizar intubação em pacientes portadores de Covid-19. Os treinamentos contam com tecnologia de ponta, que utiliza equipamentos de simulação. Os conhecimentos técnico-científicos recebidos são os necessários para que os profissionais atuem em UTIs. “Esse treinamento é específico no combate ao coronavírus é indispensável para os profissionais de saúde que atendem pacientes acometidos pela Covid-19”, contou Georgy.
São Vicente
10 leitos de UTI já são utilizados na modalidade SUS no Hospital São Vicente de Iguatu. É articulado junto ao estado o credenciamento de mais 10 leitos para o Hospital e Maternidade Agenor Araújo (Casa de Saúde) (HMAA).
Nesta sexta-feira, 29, marcam exatos 34 dias da inauguração dos leitos da São Vicente. Os serviços são ofertados para uma região que abrange nove municípios. Até o momento conforme o diretor da unidade Dr. Márcio Rodrigues, um total de 30 pacientes com coronavírus da região já ocuparam a unidade. Atualmente nove pacientes estão internados nas UTIs, contabilizando ainda 10 altas médicas. “Estamos perto de nossa ocupação máxima. É difícil, mas temos uma rede de colaboradores preparada para operar o sistema 24h”, avaliou o diretor.
0 comentários