Cerimônia reuniu os futuros médicos, professores, coordenadores, funcionários da faculdade, representantes da Prefeitura Municipal de Iguatu, além de amigos e familiares.
Os alunos do curso de medicina do Instituto de Educação Médica (Idomed) da cidade de Iguatu, participaram da primeira Cerimônia do Jaleco da unidade. O evento, que aconteceu no auditório do campus na última semana, reuniu os futuros médicos, professores, coordenadores, funcionários da faculdade, representantes da Prefeitura Municipal de Iguatu, além de amigos e familiares.
O diretor da unidade, o professor Doutor Danilo Giarola, explica que a cerimônia é um ritual tradicional de entrega da vestimenta aos calouros e que representa um momento importante na vida dos acadêmicos onde eles se comprometem, perante o corpo docente, familiares e à sociedade, com a responsabilidade profissional e humana para com a vida do semelhante.
“A cerimônia foi marcada por muita emoção não só dos alunos, mas de todos os presentes. Representou o compromisso dos acadêmicos com a sua formação médica e com a saúde de seus futuros pacientes”, disse o diretor Danilo Giarola. Na ocasião, os alunos realizaram o juramento assumindo o compromisso de seguir as normas com responsabilidade, ética e respeito.
O curso
A primeira turma de medicina da Idomed Iguatu conta com 29 alunos aprovados no último vestibular unificado Idomed. O curso recebeu, em março, a autorização oficial do Ministério da Educação (MEC). “A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que oferecemos em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, afirma Edemilson Marques, diretor Regional das unidades Norte e Nordeste do Idomed.
Ao todo, o curso terá uma carga horária de 8.182 horas/aula e duração de seis anos com aulas teóricas e práticas. Durante a graduação, serão promovidas atividades de campo em cenários externos (unidades de saúde, policlínicas e hospitais), laboratório de habilidades clínicas, atividades integradas e metodologias ativas. Os alunos também terão acesso a uma biblioteca completa e a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual.
0 comentários