Uma idosa de 83 anos resolveu fazer apelo escrito em letras garrafais no muro do imóvel onde mora para evitar que as pessoas abandonem animais no local, na Ruja Guilhardo Gomes de Araújo, cruzamento com a 26 de julho, no bairro Cocobó.
“A dona daqui tem 83 anos, não pode cuidar e não tem com quê”, diz uma das frases. A outra: “Não abandone gatos nas portas dos outros, nem nas ruas, não seja covarde”. Em outra parte da parede está escrito também: “Gato é vida, igual a você”.
Lindalva Amaro, que sofre de diabetes e hipertensão, afirmou que não suporta mais os atos inescrupulosos de pessoas que sorrateiramente aproveitam os intervalos em que ela não está por perto e abandoam animais, principalmente gatos próximo ao imóvel. “Eles deixam aqui, animal adulto, filhotes e até mãe e filhotes, deixam e vão embora, os bichinhos ficam abandonados aí, e essas pessoas deviam saber que isso é crime”, bradou.
Lindalva Amaro procurou a redação do jornal para denunciar o ato. Ela disse que já cuida de 45 gatos, número que tende a crescer porque não há controle de natalidade. Além disso, sempre aparecem animais que são deixados por pessoas que passam. De acordo com a anciã, os animais precisam de comida, medicamentos, produtos de limpeza, e ela usa o dinheiro de sua aposentadoria para alimentar e cuidar dos felinos. “Eu amo esses bichos, por isso que esses covardes deixam eles aqui, mas não posso cuidar, isso exige condição, minha saúde não me permite mais”, afirmou.
Ela declarou que não recebe ajuda de ninguém e mantém os animais sendo alimentados com seus parcos recursos. Até castração de animais já custeou, mas afirma que é muito sacrifício porque são muitos animais.
Ato desumano
O imóvel da idosa tem um cômodo onde mantém uma parte dos gatos. Lá dentro, vasilhames com areia para as necessidades dos bichanos, outras vasilhas com água, ração e pedaços de tecidos no chão para os gatos dormirem em cima. O odor é muito forte, o espaço é fechado e acaba se tornando pequeno para a quantidade de animais.
Uma vizinha da idosa informou que ela coloca dentro da casa os animais de raça, mas isso gera novo problema por causa da higiene, e a mulher, por ser idosa, já não tem mais forças e disposição para fazer a limpeza do local. Os outros gatos permanecem na ala externa da casa. Quem passa pelo local é visível perceber. Ali ela também coloca vasilhas com água e comida. A própria vizinha afirmou que já flagrou pessoas abandonando animais no local. “Um dia deixaram aí na porta dela uma caixa amarrada com fita adesiva, e quando ela abriu tinha uma gata e os filhotes, dentro. Isso é um ato desumano contra pessoa que não pode cuidar nem da própria saúde”, denunciou.
Idosa faz apelo em muro contra abandono de animaisA idosa escreveu de próprio punho numa tabuleta e colocou na frente do imóvel com os seguintes dizeres: “Não abandone gatos aqui, e nem em lugar algum. Seja gente e não covarde. Gato é vida igualzinho a você. A dona daqui é de idade, não tem como alimentar, não abandone gatos nas portas dos outros, cuide de seus gatos, não seja covarde. Ah! se eu te pego”.
0 comentários