Na noite da última terça-feira, 11, o campus do Cedro realizou a aula inaugural do bacharelado em Engenharia Elétrica. A solenidade contou com a presença do reitor Wally Menezes, do prefeito de Cedro, Joaozinho de Titico, da vice-prefeita Ana Nilma, da secretaria de Educação de Cedro, Regina Célia, do deputado estadual Acrísio Sena, vereadores, pároco de Cedro, padre Ademar Alves, entre outros diretores de campi convidados do Cariri e do Centro-Sul. Em clima de festa, a comunidade acadêmica celebrou a chegada dos 30 estudantes da primeira turma do novo curso. A data também marcou a volta às aulas no campus.
Ao falar para os novatos, o coordenador do curso, professor Douglas Aurélio, disse que o campus do Cedro reúne laboratórios modernos e conta com uma estrutura para dar uma formação de qualidade aos discentes. “A gente quer formar vocês para serem engenheiros de elite”, declarou o coordenador. O professor Douglas explicou as áreas de atuação e destacou que o engenheiro eletricista pode trazer mudanças de hábitos à sociedade e citou o exemplo do smartphone. “Ele foi inventado em uma empresa altamente tecnológica, mas que tinha engenheiros eletricistas desenvolvendo esse aparelho. Hoje em dia, as pessoas não conseguem parar de olhar o celular”, contou.
Direção-geral
O diretor-geral do campus do Cedro, Gleydson Lima, parabenizou os novatos e recordou o início da construção do projeto, em 2014, e toda a evolução da finalização, concluída em 2021. “Tenham certeza vocês trinta, vocês estão entrando em uma instituição de muita qualidade. O peso de estudarem no IFCE e no IFCE campus do Cedro vai seguir até mesmo quando vocês terminarem, estiverem no mercado de trabalho, até o resto da vida de vocês”, declarou.
Reitor
Ao discursar para os alunos, o reitor do IFCE, Wally Menezes, disse que existe uma série de oportunidades que estão sendo construídas aqui para a região. “Diversos projetos em energia fotovoltaica que precisarão do saber e da jovialidade de vocês”, falou o gestor. O professor Wally aconselhou os alunos a interagirem com os professores. “Eles vivem o dia-a-dia de vocês”.
O reitor exortou os estudantes a dedicarem-se aos estudos. “Vale a pena estudar. Existe um cenário imenso de oportunidades que está se desenhando agora”. Ao motivar os novatos, o reitor disse que a família de cada e o IFCE acreditam no potencial de cada aluno.
Alunos
Venâncio Diógenes, um dos alunos da primeira turma, elogiou a recepção do campus e destacou a fala do reitor. “As palavras que o reitor falou foram bem interessantes. A gente sai do ensino técnico e já entra e embarca em cuidar que a gente sabe um pouco, mas nem tanto. Ele passou confiança para a gente. A gente espera se tornar profissionais quando a gente sair daqui. Eu creio que tem grandes expectativas para o Cedro”, afirmou Venâncio.
Quem também comentou sobre a solenidade foi Ana Cristina. A ex-aluna da Eletrotécnica acredita que vai ser difícil, mas que vai se esforçar. “Foi ótimo voltar. Era uma coisa que eu queria que era cursar Engenharia Elétrica e estou muito feliz por estar aqui. Amei o evento e a recepção”, contou.
0 comentários