Iguatu acolhe dom Geraldo Freire, quinto bispo da diocese

15/08/2022

“Hoje é um dia memorável na vida do povo de Deus desta querida Diocese de Iguatu, que recebe o quinto bispo, desde a sua criação canônica e também para minha vida, como consagrado d’Ele que me escolheu, me enviou para caminhar com vocês”.Foram essas as primeiras palavras de dom Geraldo Freire, durante a solenidade de acolhimento em sua chegada, quando assumiu e Diocese de Iguatu, na missão de ser o quinto bispo.

“Fui convocado pelo santo padre Francisco para esta sublime missão. Disse sim, estou aqui diante de todos vocês que fazem parte dos 19 municípios que compõem a diocese para reafirmar minha fé em Deus pai, no seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo”, ressaltou em outro trecho durante a homilia de posse, no sábado, 06, de agosto.

Data histórica

“No meu lema episcopal “O Pão nosso de cada dia” sempre em toda a minha vida como padre me chamou atenção o texto quando Jesus vê a multidão que vem ao encontro d’Ele. Uma multidão de doentes, aflitos, pessoas excluídas, sofridas. E o texto diz que Jesus se encheu de compaixão. A primeira atitude que Deus faz é ensiná-las. Depois de ensinar, percebem que elas não têm o que comer. Precisam ser saciadas, estão como ovelhas sem pastor. Doentes e sem quem possa cuidar delas. Por isso surge esse meu lema que escolhi para ordenação sacerdotal e repeti também no lema episcopal. Esse tema contempla o meu sentimento, o meu cuidado, a minha preocupação com o verdadeiro alimento do rebanho”, complementou, mostrando seu agradecimento pela boa e grande receptividade como agora pastor de uma grande Diocese, compreendendo 19 municípios.

A posse

A posse de dom Geraldo Freire, C.Ss.R, da congregação Redentorista, aconteceu ao lado da Catedral de São José, durante a Festa da Transfiguração do Senhor. A cerimônia inicialmente foi presidida por dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo Metropolitano de Fortaleza, após a leitura das Letras Apostólicas validando a tomada de Posse do Novo Bispo. Entre os ritos de posse, o arcebispo Metropolitano entregou o Báculo, símbolo do Pastoreio, ao bispo eleito e o convidou a sentar-se na Cátedra, tornando-se, de fato e de direito, o quinto Bispo da Diocese de Iguatu, passando também a ele a presidência da Celebração Eucarística.

De acordo com a organização do evento, mais de 10 mil pessoas participaram desse momento histórico para a diocese. Durante a cerimônia que contou também com a dom José Luís Gomes de Vasconcelos, representando os Bispos do Regional Nordeste I; o padre Luiz Vieira Gomes, superior da Vice Província de Recife, o padre Márcio Basílio Soares, representando o Clero da Diocese de Iguatu; a irmã Maria de Fátima Xavier Barreto, representando os religiosos e religiosas da Diocese de Iguatu; Eurenir Sobreira, representando o laicato da diocese; além de convidados e políticos. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, entregou uma comenda e a chave da cidade. Ainda durante a celebração, padre João Batista Moreira, que ficou à frente da diocese durante o tempo de vacância, no cargo de administrador diocesano, fez os agradecimentos finais a todos.

Primeira missa

Foi na terça-feira, 9, às 17h, a primeira missa presidida por dom Geraldo Freire, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. Por 44 anos, a igreja primeira do município foi a Catedral Diocesana. A missa contou com grande participação e representações de setores, movimentos, pastorais, comunidades e serviços participaram dessa recepção ao novo bispo.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *