Iguatu cria plataforma para georreferenciamento da Covid-19

25/04/2020

A plataforma foi criada pelo próprio T.I. da Secretaria de Saúde do Município de Iguatu com a finalidade de auxiliar as autoridades sanitárias no gerenciamento dos casos de Covid-19. Um dos principais diferenciais da plataforma é poder dispor à população um acompanhamento das notificações, incluindo a possibilidade de georreferenciamento no âmbito municipal. A apresentação da ferramenta foi apresentada por meio de transmissão ao vivo pelas redes socais do prefeito Ednaldo Lavor (PSD).

Conforme Georgy Xavier, secretário de Saúde local, a ferramenta oportunizará um acompanhamento mais detalhado e de fácil leitura pela população. “O paciente, quando chega com a suspeita de Covid-19 a um posto de saúde ou a um hospital, passa por uma triagem e é observado se há características da doença. Se tiver, é encaminhado para coleta do exame de comprovação. Nesse trâmite, ocorre uma coleta de dados. Nós pensamos em georreferenciar esses dados. O município coleta os dados e inclui na plataforma”, explicou Xavier.

A ferramenta também permite às autoridades da saúde acompanhar cada caso notificado no município, seja suspeito, confirmado ou de óbito, com a possibilidade de hierarquizar dados como sexo, idade, local da residência, data dos primeiros sintomas, local de atendimento, data de internação, laboratório responsável pelo exame, resultado do exame, dentre outras informações.

O secretário Georgy Xavier apresentou o site por meio de transmissão na rede social – FOTO Reprodução

Vigilância Epidemiológica

Diferente do Estado com o Integra SUS, os dados do município incluem os casos diagnosticados por meio de testes rápidos, RT-PCR e rede privada. Tudo é acompanhado pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica. Ainda segundo o secretário, a plataforma também é útil para apresentar os dados em forma de boletim à população, tendo o cuidado de manter o sigilo das informações pessoais de cada paciente. “A plataforma vem pra fortalecer a vigilância epidemiológica, que faz a gerência dos dados do paciente, e a população, que pode consultar os números dos boletins, estatísticas e gráficos que mostram qual o perfil dos sujeitos acometidos pela doença”, acrescentou o secretário.

No site é possível encontrar números fragmentados por gênero e idade – FOTO Reprodução

Números

No site www.convid.iguatusaude.com é possível encontrar números fragmentados por gênero e idade. Entre os casos confirmados e o número de óbitos, o gênero feminino desponta com 52% e 80%, respectivamente. Entre os casos suspeitos, os pacientes do sexo masculino têm a maioria: 61,9%. O sistema detalha os casos envolvendo os profissionais da saúde: (entre a totalidade).

Resumo quantitativo atualizado nesta sexta-feira, 24, destaca 21 pacientes confirmados, 109 descartados, 22 sob suspeita uma letalidade 31.3%. Entres os confirmados existem hoje dois pacientes em isolamento domiciliar, 14 quadros de pacientes curados e uma única pessoa internada até o momento. Assim como a semana passada, Iguatu ainda registra o quadro de cinco óbitos de pacientes testados para o novo coronavírus.

MAIS Notícias
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza

A Associação Desportiva Iguatu obteve duas vitórias nesta última semana em competições distintas. No domingo, 23, venceu o Santa Cruz (PE) no Morenão por 1 a 0 pela série D do Brasileiro. No feriado de quarta-feira, 26, venceu o Fortaleza por 2 a 1 pela Taça Fares...

Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes
Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes

O último compromisso no brasileirão série D neste ano acontece neste domingo, 23, às 18h. Sem chances de classificação, o Azulão tenta terminar da forma menos melancólica possível sua participação na competição diante do seu torcedor no estádio O Morenão, onde recebe...

Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes
Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes

Iguatu deu adeus à Série D do brasileiro. Matematicamente a equipe não tem mais chances de classificação a fase de mata mata. Com a derrota para o Pacajus-CE por 4x1 fora de casa e o complemento da rodada o time do Centro-Sul não tem mais chances de seguir na...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *