Iguatu se despede neste sábado, 06, do empresário do segmento de combustíveis Pedro Procópio da Silva, 88. Procópio faleceu por volta das 05h30 de ontem, sexta-feira, 05, no Hospital São Camilo, Iguatu, onde estava internado há cerca de 45 dias para tratar de uma pneumonia. Morreu no momento do banho. Uma pessoa que trabalha com a família informou que ele partiu sem falar nada, numa despedida melancólica e silenciosa.
A esposa Almerinda, companheira de uma vida de 49 anos juntos, estava desolada. Do casamento nasceu apenas um filho, Rildo, que faleceu num acidente de carro em 1996. Abdoral Carvalho da Silva, Bidal, um amigo de Procópio, desde a década de 1970, lamentou a morte do amigo. “Era um cara formidável, um homem de bem, leal, honesto, sério, sempre honrou seus compromissos e sua amizade era verdadeira, era ele que muitas vezes a gente ia visitar e percebia que o tempo não passava, de tão agradável que era estar conversando com Procópio”, recordou.
Outros amigos da família que compareceram ao velório e sepultamento também lamentaram o falecimento do comerciante.
O velório aconteceu durante todo o dia desta sexta no Memorial Caminho da Paz, Av. Perimetral, e o sepultamento, às 09h da manhã, no cemitério Parque da Saudade. Antes aconteceu missa de corpo presente.
Comerciante
Procópio era filho natural do município de Quixelô. Ainda jovem veio para Iguatu para estudar e se estabeleceu no município, não retornando mais para sua cidade natal. Na época, Quixelô ainda era distrito de Iguatu. Mais tarde adquiriu um posto de combustível, atividade que ele exerceu até o ano de 2005 quando se afastou do trabalho com a chegada da aposentadoria. Mas o trabalho era uma paixão para ele, talvez um de seus melhores passatempos.
Procópio foi o segundo empresário a investir na área de venda de combustíveis em Iguatu. O primeiro foi Ailton Alexandre, de saudosa memória. Empresários e comerciantes, amigos da família lembraram que Procópio entrou no ramo de combustíveis numa época em que tudo era mais difícil, transporte do produto, rodovias para os caminhões trafegarem e as distâncias das distribuidoras. Mesmo assim, o empresário resistiu até se aposentar.
O posto de combustíveis que pertencia a ele, no final da Rua Dr. João Pessoa, perto da estação do trem e o seu endereço residencial na mesma rua, à altura do número 258, são dois locais que durante muito tempo lembrarão o empresário e a importância dele para o comércio de Iguatu.
0 comentários