Iguatu debate arborização com sugestão de duas árvores por habitante

30/11/2024

Nesta quinta-feira, 28, Iguatu sediou uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Arborização Urbana. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Programa Avança Iguatu Integrado, o evento reuniu moradores, autoridades e especialistas para debater o manejo e a ampliação das áreas verdes do município.

O plano em discussão prevê o plantio, o manejo e o acompanhamento da vegetação em áreas públicas, especialmente ao longo das vias urbanas e praças, como forma de mitigar as ilhas de calor e melhorar a qualidade de vida. Além disso, busca incentivar a preservação ambiental e promover a conscientização dos moradores sobre a importância das áreas verdes.

Hildernando Barreto, engenheiro agrônomo que integra o grupo de transição da pasta de Meio Ambiente, destacou a importância de garantir a continuidade das políticas públicas propostas pelo plano na próxima gestão. “Este plano tem um potencial significativo de transformar Iguatu em uma cidade mais sustentável e adaptada aos desafios climáticos. A nova gestão está avaliando com muita atenção as propostas, e há uma grande possibilidade de adotarmos essas políticas de maneira estruturada e integrada”, afirmou Barreto.

A Cedepam é a empresa responsável pela consultoria do plano.

Durante o evento, o ambientalista Dauízio Alves reforçou a meta de duas árvores por habitante e destacou o impacto positivo da arborização na redução de temperaturas extremas, que já chegaram a 43°C este ano. Ele também mencionou o potencial pouco explorado das lagoas urbanas como áreas de lazer e preservação. “A diferença térmica entre uma área sombreada por uma árvore e uma região sem cobertura vegetal pode chegar a vários graus. Isso mostra o quanto a arborização urbana é vital, não apenas para o conforto, mas para a saúde da população”, afirmou.

MAIS Notícias
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’

A Escola de Ensino Fundamental Francisco das Graças Alves Berto, CAIC, no Bairro João Paulo II, o Campus Humberto Teixeira e a Escola Maria Irismar Moreno Matos, no Distrito de Suassurana, foram espaços escolhidos para receber a exposição EntreolhARes, do artista...

Alunos do Barro Alto aprendem sobre gênero textual com aula prática
Alunos do Barro Alto aprendem sobre gênero textual com aula prática

Estudantes        do        5º         ano      da        Escola de Ensino Infantil em Tempo Integral São Sebastião, no distrito do Barro Alto, em Iguatu, participaram na quinta-feira, 28, de uma aula diferenciada sobre o gênero textual notícia e tiveram a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *