Iguatu debate instalação de terminal de cargas em simpósio interdisciplinar

08/06/2024

Faculdade São Francisco promove discussão sobre a viabilidade do ‘porto seco’ durante o III Simpósio Regional Interdisciplinar

Na quarta-feira, 5, a Faculdade São Francisco – FASC sediou uma mesa redonda para debater a possibilidade de instalação de um terminal de cargas, conhecido como ‘porto seco’, em Iguatu. O momento fez parte da programação do III Simpósio Regional Interdisciplinar, que abordou temas de Educação, Saúde e Ciências Humanas.

A ideia de um porto seco em Iguatu ganha destaque devido à passagem da empresa Transnordestina, que está em fase de obras na cidade. A localização estratégica de Iguatu, a 50 km da BR-116 e próxima aos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, fortalece seu potencial como ponto logístico central.

A mesa redonda, intitulada “Porto Seco em Iguatu: Viabilidade, Logística, Financiamento, Futura Demanda Profissional e Impactos Socioeconômicos”, reuniu especialistas de diversas áreas para discutir as múltiplas facetas desse projeto. Jaquelini de Souza: historiadora e professora da URCA-Iguatu, Kelvio Felipe dos Santos: economista e diretor-geral do IFCE campus Acopiara, Elenilton Lopes: empresário e representante do Nordeste no Conselho Administrativo da FENAPC, Antônio Carlos Alves da Silva: economista e Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil S/A, Marcos Ageu Medeiros Soares: engenheiro civil, estiveram presentes.

Discussões e propostas

O projeto, que está sendo elaborado pela coordenação do curso de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Cariri (URCA), visa a definir as potencialidades e a viabilidade econômica para a instalação de um terminal intermodal em Iguatu.

A previa do projeto prevê que seria necessária a aquisição de um terreno de 30 hectares. A Transnordestina, que aguarda o documento neste mês de junho, já identificou quatro possíveis locais na cidade.

A mesa redonda destacou ainda a importância do envolvimento político e da mobilização da sociedade. Foram sugeridas audiências públicas pela Câmara de Vereadores de Iguatu e pela Assembleia Legislativa do Estado para discutir o projeto mais amplamente.

“A discussão sobre o terminal de cargas marcou um importante passo para a cidade, unindo esforços acadêmicos, empresariais e políticos. A instalação de um porto seco pode ser um divisor de águas para o desenvolvimento econômico da região, e os debates e estudos sobre o tema continuarão a ser fundamentais para sua concretização”, disse Jaquelini de Souza.

Impactos esperados

Um terminal de cargas em Iguatu é visto como um potencial transformador para a economia local, com impactos socioeconômicos comparáveis aos causados pela chegada da estrada de ferro em 1910. O diretor de ensino da FASC, José Roberto Duarte, ressaltou a relevância do debate: “Não podemos fugir das questões locais. O terminal logístico é um tema em voga, e trouxemos especialistas para discutir a viabilidade logística e os impactos socioeconômicos de um equipamento como esse”, disse.

A mobilização para a instalação do porto seco envolve a iniciativa privada, e a Vale Global Group já demonstrou interesse em investir na região. A aprovação e implementação do projeto podem gerar empregos, estimular o desenvolvimento econômico e melhorar a infraestrutura de Iguatu.

Simpósio

O simpósio, que envolveu os dez cursos da FASC (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Filosofia, Odontologia, Psicologia e Nutrição) ofereceu uma semana repleta de palestras, debates e experiências enriquecedoras. O evento visou a conectar conhecimento e promover reflexões essenciais nas áreas de Educação, Saúde e Ciências Humanas, incrementando a profissionalização dos alunos.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *