‘Nosso Bairro Feliz’ é o programa da Secretaria de Serviços Públicos e Conservação que atua no sistema de limpeza, capina e recolhimento de podas de árvores. A demanda diante de tanto serviço exige da pasta um trabalho diário e eficaz para deixar vias e espaços públicos limpos, mas isso depende da conscientização dos moradores para o respeito com as datas de coletas de lixo e podas.
“Estamos nos esforçando e fazendo nossa obrigação para atender todas as solicitações da população, mas precisamos desse apoio. Dividimos a cidade em duas regionais I e II, e com isso cada uma segue um calendário de trabalho todos os dias”, explica o gestor da pasta, Marciano Almeida.
Desde abril que o programa passou a ser trabalhado com essa nova estratégia. A cidade foi dividida em duas regionais para o serviço de limpeza e podas, tendo como marco divisório a linha férrea. A Regional I fica da Avenida José Holanda Montenegro para baixo, no período do dia 16 ao dia 30 com sistema de limpeza e coleta de podas. Já a Regional I fica na parte de cima do dia 1° ao dia 15. “São cinco caminhões, com uma média de 10 carradas de podas todos os dias. De segunda a sexta, um média de duas carradas por dia, no sábado, eles fazem uma coleta cada, então são 55 carradas de podas por semana” ressalta Marciano, afirmando ainda que está sendo providenciando um número de WhatsApp que será disponibilizado para que as pessoas quando precisarem do serviço saibam o período que o sistema de limpeza estará disponível para cada região. “Além disso, estamos fazendo a limpeza das praças e capinação. Estamos fazendo por etapa a limpeza desses locais, vamos cobrir 100% nossa cidade”, completa.
Efeito positivo
O resultado do trabalho já surte efeito positivo. No bairro Bugi, por exemplo, um dos locais de constantes reclamações de moradores por esse serviço, muitas ruas do bairro já passaram pela limpeza, capina e retirada de podas. No bairro, os próprios moradores idealizaram uma campanha para tentar conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo doméstico e podas. Quando o lixo é descartado em esquinas e em terrenos baldios. No bairro, por exemplo, os dias de coleta são nas segundas, quartas e sextas-feiras. Mas mesmo assim, alguns moradores continuam desrespeitando o calendário, despejando lixo nas ruas e em terrenos baldios. “O problema maior é a conscientização da população. Moradores de lá nos procuram, prepararam um panfleto com orientação sobre como acondicionar o lixo em casa, com calendário do dia da coleta e recolhimento de podas de árvores. Estão fazendo esse trabalho de conscientização de casa em casa, nós estamos fazendo a limpeza e já percebemos que com algumas visitas desse pessoal já surtiu algum efeito positivo. Esperamos que aconteça isso em toda cidade. Vamos deixar nossos bairros limpos e bem mais organizados”, complementa Marciano.
O professor José Roberto Duarte, morador do Bugi, elogiou o trabalho executado no bairro. “Falei com o secretário Marciano que de pronto atendeu nosso pedido. Acredito que a divisão da cidade em duas regionais vai incrementar a coleta de podas e a capina nos bairros. É preciso divulgar bem a presença das equipes em cada bairro para que os moradores fiquem sabendo os dias do serviço no seu bairro e evitem sujar as ruas, contribuindo com a limpeza e o bem-estar de todos”.
0 comentários