A cidade de Iguatu e outros 14 municípios da Região Centro-Sul se preparam para as eleições de 2024 com um reforço significativo na segurança pública. Um total de 240 policiais militares será destacado para a região, composta por efetivos que já atuam no dia a dia, além de profissionais convocados que estavam de folga ou férias e aqueles oriundos da capital.
A Operação Eleição 2024 começou na quarta-feira, 2 de outubro, com a chegada de aproximadamente 33 militares a Iguatu. Esta tropa extra, enviada diretamente da capital, permanecerá na cidade até a próxima segunda-feira, 7 de outubro. Segundo informações da polícia, os agentes atuarão em operações de policiamento ostensivo geral, além de áreas especializadas, sendo distribuídos conforme a necessidade de cada local.
O esforço conjunto das forças de segurança tem como objetivo prevenir e coibir qualquer tipo de violência ou irregularidade, assegurando a tranquilidade do processo eleitoral. “Estamos preparados para garantir a segurança da população e a tranquilidade nas eleições. Teremos a responsabilidade de supervisionar as atividades da tropa e responder a eventuais crimes eleitorais que possam ocorrer”, afirmou Coronel Clauber, que ficará à frente do comando da operação na região.
As companhias de Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) também receberão um reforço de 100 policiais, totalizando um contingente robusto que atuará nas três maiores cidades da região durante o dia das eleições. Com mais de 240 homens nas ruas, a expectativa é de que a operação garanta um ambiente seguro para os eleitores exercerem seu direito ao voto.
Polícia Federal
Iguatu está entre as cidades cearenses que recebem reforço da Polícia Federal nas eleições 2024. A informação foi confirmada esta semana pelo Ministério Público Eleitoral. Ao todo serão 27 cidades do Ceará, incluindo a capital Fortaleza, que estão recebendo reforço da Polícia Federal nessas eleições 2024.
Além de Iguatu, no Centro-Sul, Icó na região do Vale do Salgado e Juazeiro do Norte, no Cariri, Campos Sales no Cariri Oeste também terá policiamento federal para reforço da segurança nas eleições.
Iguatu será a única cidade do Centro-Sul a receber o reforço da Polícia Federal para as eleições de 2024. O reforço na segurança nas eleições atende solicitação da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral. Esta ação vem se repetindo nos pleitos votantes de Iguatu nos últimos doze anos. Tudo mediante o acirramento político entre os grupos que disputaram os pleitos eleitorais, e em face de denúncias de crimes eleitorais como a compra de voto e outras irregularidades.
Durante a permanência dos agentes em Iguatu, as operações serão realizadas em carros descaracterizados, bem como nas viaturas padronizadas da instituição. Agentes da PF descaracterizados também estarão circulando pelos locais de votação, Fórum Eleitoral e outros pontos de concentração de eleitores.
0 comentários