Por iniciativa do empresário, engenheiro civil, Antônio Luiz Teixeira, foi implantada no bairro Varjota, em Iguatu, a maior e mais moderna fábrica de produção de intertravado (tijolos de cimento) do interior cearense. O maquinário foi adquirido em Santa Catarina e tem operação informatizada.
Na unidade, foram investidos mais de R$ 5 milhões na implantação de galpão e compra de maquinário. Quem passa pela CE-060, na Varjota, pode observar a planta industrial, que fica ao lado. A produção inicial é de 500 metros quadrados por dia de intertravado, nas duas esteiras.
A capacidade total de produção da fábrica é de 2 mil metros quadrados/dia, nas duas esteiras ou linha de produção. Nos três primeiros meses de funcionamento, a produção é de 500m2/dia porque a unidade precisa ir se adequando, ante o treinamento dos operários e operadores, e segue aumentando com o passar do tempo.
Finalmente, depois de um ano de espera, a Enel, concessionária de energia elétrica no Ceará, instalou o transformador, permitindo o funcionamento da indústria. “Começamos com um gerador, mas era inviável”, explicou o diretor presidente da construtora Teixeira, Antônio Luiz.
Até setembro próximo, a produção está voltada para atender a demanda da Avenida Perimetral, cerca de 70 mil metros quadrados de intertravado, que serão colocados nas duas pistas e na ciclovia (canteiro central). “Depois vamos comercializar os nossos produtos para o mercado regional, ampliando a geração de emprego”, frisou Teixeira.
Novo ritmo
A partir do próximo mês de maio, a obra de reconstrução da Perimetral vai ganhar mais ritmo, mediante a esperada redução do período chuvoso. “Em três meses, queremos concluir o pavimento da via esquerda (sentido bairro Areias – rotatória do bairro Esplanada)”, disse Teixeira. “O serviço mais demorado, a obra de drenagem, está praticamente concluída”.
Nesta segunda-feira, cerca de mil metros de via com piso intertravado no entorno da Lagoa da Bastiana será liberado para tráfego de veículos. “Neste feriado de sexta-feira (21), melhoramos o tráfego com colocação de piçarra ao longo do trecho, eliminando buracos, mas pedimos atenção dos usuários para trafegar devagar, evitando acidentes”, frisou Teixeira.
0 comentários