A Secretaria da Saúde anunciou o início da intensificação da vacinação contra a Covid-19, marcando esforço concentrado para ampliar a imunização na cidade. Entre os dias 14 e 22 de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão mobilizando a população, oferecendo doses da vacina e reforçando a campanha para diferentes faixas etárias.
Ontem, (sexta-feira, 15) 37 unidades em Iguatu e na zona rural abriram suas portas para receber a população em geral no Dia D de Vacinação. O município disponibilizou 8 mil doses da vacina bivalente, destinadas a idosos a partir de 60 anos de idade e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade.
Na última semana, Iguatu registrou 40 casos positivos da doença, mas até o momento, não há pacientes em internação. Edmira Assunção, Coordenadora de Imunização, ressaltou a importância da vacinação, mesmo em um momento menos crítico: “Embora esse momento ainda não nos cause tanta preocupação, a vacinação é uma medida importante para prevenir contra a Covid-19. A gente espera que mais de 90% da população do município esteja com a caderneta de vacinação em dia para que possamos conter o vírus e as medidas não farmacológicas”, ressaltou.
Proteção
A vacina bivalente está disponível para o público em geral de 18 a 59 anos de idade, enquanto a vacinação contra a Covid-19 é oferecida para a população a partir de 6 meses de idade. Crianças precisam ter comprovado na caderneta de vacinação três doses do esquema primário a partir dos 6 meses de idade. Adolescentes de 12 a 17 anos e a população de 18 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose da vacina bivalente, e está ocorrendo a intensificação do segundo reforço da bivalente para a população de 60 anos de idade ou mais e para imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade.
“Quem perdeu a caderneta de vacinação pode comparecer com um documento de identificação e CPF, e estaremos disponibilizando uma nova caderneta e complementando o esquema vacinal conforme necessário, também durante a próxima semana”, afirmou Edmira. A iniciativa visa a garantir que a maior parte da população esteja protegida contra a Covid-19, fortalecendo os esforços para controlar a disseminação do vírus na cidade.
0 comentários