Para o município de Iguatu, a média de janeiro é de 124.7mm e as chuvas verificadas até ontem (14) já ultrapassam o esperado em 58.6%. Já foram observados 197.7mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O mês de janeiro tem média histórica de chuva no Ceará de 98.7mm. E até esta sexta-feira (14), a Funceme já registrou 94mm, ou seja, 95.2% do esperado para o período, no Estado.
Os meteorologistas ensinam que o mês de janeiro ainda é de pré-estação chuvosa no Ceará. A quadra chuvosa ocorre entre fevereiro a maio. Entretanto, para os produtores rurais, “o inverno já começou”.
Neste ano, as chuvas chegaram com intensidade mais cedo e modificaram rapidamente a paisagem do sertão. A mata seca e cinza deu lugar ao verde da pastagem nativa rasteira e da vegetação que rebrotou. É a Caatinga que refloresce com as primeiras precipitações. Córregos, riachos, rios e barragens também recebem as primeiras águas de 2022.
Na sede do distrito de José de Alencar, na zona rural de Iguatu, a barragem está transbordando para alegria dos moradores. A queda d’água é um atrativo local.
“As roças estão verdes e com água e acreditamos que neste ano o inverno será muito bom”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva.
No campo, alguns agricultores já preparam a terra para o plantio das sementes de milho, feijão e sorgo forragem. “Aprendi com meu pai que o agricultor deve plantar nas primeiras chuvas, aproveitar logo”, disse o agricultor de base familiar, Marcos Gomes, em Alencar, que pretende plantar dois hectares de grãos – milho e feijão.
O clima é de alegria entre os produtores rurais desde o início deste ano com a chegada de fortes chuvas. “Para mim, o inverno já começou e vai ser bom e longo”, disse o agricultor José Ferreira. “Sempre planto milho e feijão, mas neste ano com as boas chuvas que fazer também um roçado de arroz”.
Previsão
Os institutos de meteorologia – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) preveem chuvas acima da média para o trimestre janeiro a março em todas as macrorregiões do Ceará.
Trussu
No início deste ano, o açude Trussu, principal reservatório e responsável pelo abastecimento de água de Iguatu e Acopiara, acumulava 24,05% de sua capacidade.
Neste dia 14, o Trussu estava com 24,27%. Uma recarga ainda reduzida de apenas 0,22%. Os dados são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Sementes
As sementes do programa Hora de Plantar já chegaram à região Centro-Sul cearense. Aqui em Iguatu, a previsão é de que a distribuição comece apenas na próxima quinta-feira (20) no escritório da Ematerce para os presidentes de Associações de Moradores.
O diretor regional da Ematerce, Mauro Nogueira, esclareceu o motivo da demora para o início de distribuição das sementes. “O pessoal que faz a entrega e controle está doente, com Covid-19, e temos que ter o isolamento domiciliar”, explicou. “Acreditamos que até o fim da próxima semana vamos começar a entrega, mas ainda não está nada certo”.
Mauro Nogueira disse que vai seguir o esquema de distribuição implantado nos últimos dois anos, sem aglomeração, com calendário diário por distritos. “Quem vem receber são os presidentes das associações que por sua vez fazem a distribuição nas localidades rurais”.
0 comentários