IGUATU NO CONTEXTO ECLESIÁSTICO E SOCIAL 1971 a 1980

18/09/2021

1971 – 23 de setembro: chega a Fortaleza o maestro Eleasar de Carvalho, para receber as medalhas “Abolição” (Estado), “Mérito Municipal” (Município) e “Mérito Cultural” Universidade Federal do Ceará, como também participar da inauguração do Ginásio Paulo Sarasate.

1972 – falece a pintora iguatuense Grauben do Monte Lima, internacionalmente conhecida.

1972 – 29 de julho: para prestar serviços eclesiásticos à paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, chega a Iguatu o padre Patrício Fitzgerald.

1972 – 17 de agosto: morre o industrial Manoel Alexandre de Sousa.

1972 – 01 de novembro: inaugurado o Banco Brasileiro de Desconto (Bradesco), mediante aquisição feita ao Banco de Crédito Comercial.

1973 – No Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-Ce, a seleção do Iguatu, futebol de campo, sagra-se campeã do Torneio Intermunicipal, vencendo a seleção de Pentecoste por 3 x 2, sob o comando do técnico Vicente Trajano. O selecionado iguatuense contou com os seguintes atletas: Dantinha, Wilson, Major, Duda, Fuso, Chiquinho, Zé Nilo, Fortaleza, Didi, Lourinho, Grilo, Severino, Caçula, Nego Chico, Zé Cleto, Saraiva, Eliseu, Cimar, Pompilho, Marcílio e Miúdo.

1973 – 03 de fevereiro: fundado o clube dos jovens Interact clube de Iguatu, entidade ligada ao Rotary Clube.

1973 – 07 de abril: sai o primeiro número do Jornal “Telha de Vidro”, sob a orientação do Dr. Nicanor Gomes de Araújo.

1974 – 13 de março: a fachada da Igreja Matriz de Senhora Santana é tombada pelo Patrimônio Histórico. Processo Nº 0850-T71 Inscrição 510 A – Livro de Belas Artes. Aqui faço um adendo: o jornalista Antônio Alcântara Nogueira travou umas das maiores batalhas judiciais de Iguatu, em defesa deste patrimônio, que estava prestes a ser demolido.

1974 – 30 de outubro: inaugurada a Caixa Econômica Federal.

1976 – 02 de outubro: morre o médico Ary Alexandre Brasil, em acidente automobilístico, o referido médico foi vereador e prefeito da cidade de Iguatu.

1976 – Instala-se em Iguatu o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

1977 – É fundada a UNIDUS – União Iguatuense de Universitários.

1978 – 23 de fevereiro: instituído em Fortaleza o “Clube dos Oito”, oito integrantes remanescentes do Grêmio Literário Humberto de Campos. São eles: Abelmar Ribeiro da Cunha, Aluísio Girão Barroso, Benigno Girão Barroso, Carmélio Gonçalves Jucá, Francisco de Alcântara Nogueira, José Albuquerque Jucá, José Júlio Cavalcante e José Ramos de Lima.

1979 – Vigário de Iguatu: padre Afonso Queiroga e Silva.

1979 – 08 de setembro: morre o Mons. Francisco de Assis Couto.

1979 – 03 de outubro: falece no Rio de Janeiro, aos 64 anos de idade, o compositor Humberto Teixeira.

1979 – 24 de dezembro: criada pela Lei Municipal Nº 558 e autorizado pelo Conselho de Educação, através do parecer Nº 1. 544 /80, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI.

1980 – 25 de janeiro: inaugurado o Centro Social Urbano Mons. Francisco de Assis Couto.

1980 – 25 de janeiro: inaugurado o Terminal Rodoviário Senador Fernandes Távora.

1980 – 25 de janeiro: inaugura-se a Av. Presidente Castelo Branco (Av. Perimetral).

1980 – 27 de abril: falece o médico Humberto de Gouvêa Soares.

MAIS Notícias
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro...

Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel

É muito comum o insucesso na venda do imóvel ser atribuído ao comércio imobiliário, crise econômica, entre outros fatores que muitas vezes são culpados sem na realidade serem de fato os vilões. Na realidade existem diversos motivos que impedem ou dificultam uma venda...

O Mel da Abelha Rainha
O Mel da Abelha Rainha

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados. O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *