O segundo semestre do ano no Ceará é marcado pela ocorrência de incêndios florestais e queimadas em vegetação. Na cidade de Iguatu em específico não é diferente.
Nesta segunda-feira, 03, o Corpo de Bombeiros do 4° Grupamento fez o combate em oito locais. Bairros como Novo Altiplano, Fomento, Cajazeiras e Verde Parque registraram focos que precisaram da intervenção das equipes de combates as chamas.
Mais de 90% ocorre no segundo semestre.
Nesta última semana, o município de Iguatu também teve registros, assim como Orós e Quixelô. “Em Iguatu, nos últimos três, os incêndios foram enormes. Levou de três a quatro horas para debelar as chamas. Normalmente, é ação criminosa. Em Quixelô, dois rapazes colocaram fogo tentando exterminar abelhas. Em Orós, um rapaz ateou fogo em uma árvore. Mas, não há denúncia formal. É a maior dificuldade que a gente tem hoje”, pontua o comandante Ten Cel. Nijair Araújo.
Mesmo com a quadra chuvosa acima da média histórica, neste ano, a situação preocupa. O Estado chegou a decretar, pela primeira vez na histórica, emergência ambiental visando o combate a incêndios florestais, principalmente em unidades de conservação.
0 comentários