Iguatu sedia II edição de Semana de Saúde Bucal

26/10/2019

Semana inteira para formação, capacitação e orientação das pessoas para os cuidados com a saúde da boca, assim pode ser destacada a II Semana Municipal de Saúde Bucal, realizada pela Secretaria da Saúde de Iguatu. As ações foram encerradas ontem, sexta-feira, 25, data dedicada ao Dia Nacional da Saúde Bucal, assim também quando é comemorado o Dia Nacional do Dentista.

O objetivo da ação foi levar informação e conscientizar as pessoas quanto à importância da adoção de medidas que previnem as doenças orais. “Foi uma semana que podemos resumir como um grande sucesso, pois pudemos levar de forma simples orientações para os mais diversos públicos. Sempre ressaltando a importância das visitas periódicas a consultório odontológico para manter a saúde em dia, e realizar uma higiene bucal de qualidade”, comentou o dentista Armando Barreto, coordenador de Saúde Bucal de Iguatu. “Tivemos uma semana muito completa com ações supervisionadas, aplicações de flúor, ações em escolas, unidades de saúde com idosos, gestantes. Tivemos ações de prevenção do câncer bucal, que acomete muitas pessoas e que é muito agressiva quando tratada tardiamente. Realizamos também capacitações entre elas com os Agentes de Saúde voltamos para as promoções de saúde bucal. Além de dentistas, auxiliares de saúde bucal”, complementou.

Durante os cinco dias de evento, que contou com abertura no auditório do Hospital Regional de Iguatu, várias ações foram realizadas em diversos locais e para os mais diversificados públicos, entre eles unidades básicas de saúde, escolas e espaços públicos. “A prevenção sempre será a melhor solução. Não podemos ir ao dentista só quando sentirmos dor, fazer a escovação correta, o autoexame a pessoa pode procurar na boca algum ferimento que não cicatriza, uma lesão que pode gerar um câncer e se tratada tardiamente poderá complicar”, acrescentou Barreto.

A Semana de Saúde Bucal contou com ações educativas e preventivas, em todas as faixas etárias, que incluem desde o pré-natal odontológico, com palestras e atendimento das gestantes. Nas escolas do município foram realizadas orientações de higiene oral, com escovação supervisionada e aplicação de flúor. Já com os idosos foram realizados exames de prevenção ao câncer bucal, visando o diagnóstico precoce. Em parceria com o SENAC aconteceu capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde, cirurgiões dentista, auxiliares de saúde bucal e alunos do curso técnico em saúde bucal do SENAC. “A capacitação para esse público mais especifico foi focada no atendimento odontológico na 1ª infância. “Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde”, finalizou.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *