A Corrida de Rua Senhora Santana surgiu da ideia de amigos praticantes da corrida, numa conversa no Rotary Club de Iguatu, com a ideia de promover e fazer com que cada vez mais pessoas pratiquem a corrida de rua de forma regular.
“Como toda corrida, ela nasceu da vontade de algumas pessoas, no caso eu, Itamar, Carlos José e o Ginclair Viana. São pessoas que desde o início se esforçaram para que a corrida acontecesse. Na ideia de fazer todo ano e a corrida virar tradição, estabelecemos o percurso plano, dentro da cidade, e colocamos no mês de Senhora Santana e demos o nome da santa à corrida. A ideia também é que as pessoas de fora e quem mora fora, e que é praticante da corrida, quando viesse nas férias a Iguatu, pudesse praticar a corrida de rua. Um esporte que tem crescido muito no país. No primeiro ano tivemos cerca de 120 corredores, ano passado 180 corredores e este ano, além de criamos com o capitão Arquênio Braga a categoria militar, mantivemos a categoria profissionais de saúde, porque temos o apoio do Hospital São Camilo e da Unimed Centro Sul, e nos juntamos ao grupo Corre Iguatu. Este ano tivemos 302 inscrições”, ressaltou o médico Roberto Mendonça maratonista e um dos idealizadores do projeto, afirmando que essa edição que acontece, amanhã, domingo, já é considera a maior corrida de rua existente em Iguatu.
Parcerias
“Não podemos deixar de reconhecer que a direção do Hospital São Camilo, na pessoa do médico Paulo de Tarso, estimula muito o esporte, isso precisa ser reconhecido. Ele sempre apostou nesse projeto. A corrida tem crescido a cada ano. Graças a essas parcerias entre tantas pessoas e entidades que apoiam a iniciativa. Com apoio do município organizando todo o percurso, divido em dois: o de 5 km e o de 10km. Esse ano também contamos com a parceria mais efetiva do grupo Cariri Extremo, que faz vários circuitos e tem ajudado a nossa aqui também desde a primeira edição, contribuindo o nível de qualificação do evento”, destacou.
A Corrida de Rua de Senhora Santana tem como ponto de partida e de chegada a Praça da Matriz, no Centro, na rua Dr. João Pessoa. A largada será às 7h.
302 participantes
De acordo com a organização, participam 302 atletas de vários estados e de cidades do Ceará. O evento promete reunir simpatizantes e corredores amadores praticantes dessa modalidade esportiva. Todo o percurso será acompanhado por uma UTI Móvel e profissionais da área da saúde e segurança. Os vencedores ganharão troféu e medalha.
Ainda de acordo com coordenador da corrida, Roberto Mendonça, a ideia é realizar durante o mês de julho a prova anual, fazendo parte da programação religiosa de Senhora Santana, padroeira de Iguatu.
0 comentários