Iguatu tem chuvas acima da média histórica em fevereiro

Na cidade houve precipitação em 13 dias do mês.

06/03/2021

Fevereiro de 2021 em Iguatu apresentou chuvas 152,9% acima da média, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Para o período, a normal climatológica é de 153,8 milímetros, tendo sido observados 389.0mm. Na cidade houve precipitação em 13 dias do mês.

O balanço mensal confronta o cenário indicado pela FUNCEME no prognóstico climático divulgado em janeiro que indicava maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre fevereiro a abril no Ceará. Sendo 50% de probabilidade para chuvas abaixo da média para o trimestre fevereiro, março e abril de 2021 no Estado. O estudo divulgado na época apontou ainda 40% de chances de precipitações em torno da normalidade e 10% na categoria acima do normal climatológica.

Em 13 dias que choveu em Iguatu no mês de março o cenário era de céu nublado –

Ceará

Conforme a FUNCEME, a média do acumulado do estado foi de 138,2 milímetros. O volume é 16% acima do volume médio, de 147 milímetros, um desvio considerado dentro da normalidade, conforme o órgão.

A macrorregião mais chuvosa em fevereiro foi o Cariri, no sul do Estado. Conforme os dados da FUNCEME, o observado foi de 240,4 mm, o que indica 44,1% acima da média. Outras áreas com precipitações acima do normal climatológico foram o Sertão Central e o Inhamuns. Lá, o acumulado médio foi de 140,1 mm, o que representa um desvio de 33%.

Nas demais macrorregiões, as chuvas de fevereiro ficaram abaixo da média. O litoral de Fortaleza apresentou o menor acumulado, com 76,1mm, desvio negativo de 47,8%.

Açudes

De quarta-feira, 03, a quinta-feira, 04, foram registrados aportes em 86 reservatórios, com recarga de 16,3 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga corresponde a 249 milhões de metros cúbicos. O volume total atual do estado é de 4,57 bilhões de metros cúbicos, valor que corresponde a 24,66%.

Até o momento três receberam recarga máxima: Caldeirões (Saboeiro), Germinal (Palmácia) e Barragem do Batalhão (Tauá). Nenhum dos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) possui recarga igual ou superior a 90% da capacidade até o momento.

Trussu

O açude Carlos Roberto Costa (Trussu) com capacidade de 268,80m3 chegou a um volume de 20,15% nesta sexta-feira, 05, número igual ao obtido no mês de dezembro do ano passado. De primeiro de fevereiro até início de março, o reservatório que abastece Iguatu e Acopiara aportou 0,35cm.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *