Prestes a completar 100 dias de campanha de vacinação, a cidade de Iguatu desde quando iniciou a aplicação do plano de imunização detém uma média de 228 vacinados por dia. Refém dos imunizantes que são enviados pelo Ministério da Saúde, a cidade chega à marca de obter hoje mais imunizados – ou seja, que receberam as duas doses – do que pessoas testadas infectadas pelo vírus no município.
A cidade ainda articula e aguarda avanço na negociação pela vinda de mais imunizantes por meio de consórcio. “A corrida pela vacina é mundial. Mas estamos esperando que mais imunizantes sejam aprovados e exista uma amplitude na oferta e assim uma maior facilidade para aquisição”, afirmou Fernando Wilson Fernandes, secretário de Saúde.
Iguatu já recebeu 25.924 doses distribuídas em 13 lotes, sendo aplicadas 83% delas. O percentual de reserva será voltado para aplicação da segunda dose, respeitando o prazo máximo para sua aplicação conforme a especificação do laboratório que a produziu.
Infectados X Imunizados
Nesta sexta-feira, 22, Iguatu contabilizou a marca de 6.834 infectados. Dos grupos prioritários vacinados, cerca de 7.885 receberam duas doses. O cenário, entretanto, indica a proteção apenas para um público específico em um momento de alta circulação viral, ou seja, ainda não causa impacto na situação epidemiológica. A chamada imunidade coletiva só é atingida quando um porcentual significativo da população estiver imunizado.
Especialistas informam que a imunização costuma estar completa duas semanas após a segunda dose, mas que alguns vacinados podem ser infectados mesmo após o ciclo de imunização ser finalizado. A vantagem da vacina é reduzir os casos graves da Covid-19, além de evitar internações e mortes.
Drive-thru
A aplicação dos imunizantes ocorreu no formato Drive-thru. Carros e motocicletas formaram filas na Avenida Fransquinha Dantas. Devido ao feriado de Tiradentes, comemorado em 21 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não estavam funcionando. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde montou o sistema para imunização da nova faixa etária prioritária de 63 anos acima. Cerca de 40 profissionais das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Trânsito participaram da ação.
Em três horas, um total de 251 idosos foram vacinados. No quadro geral do município 21.737 imunizantes foram aplicados. “A ordem é não guardar vacina. Tão logo cheguem, elas serão aplicadas”, afirmou o secretário.
Alerta
O estágio quanto ao avanço do vírus ainda é de alerta. Em 48 horas, Iguatu registra 100 novos casos da Covid-19 e 5 óbitos. Ao todo o município registra 150 mortes por conta da doença e 775 casos ativos. Até a última atualização, quase metade das 30 UTIs disponíveis são ocupadas por iguatuenses.
0 comentários