Iguatu tem melhor índice de chuva desde 2008

04/04/2020

Com acumulado de 450mm, o município de Iguatu teve o melhor mês de março dos últimos 12 anos. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), a sede da cidade teve um percentual positivo de 103% da média histórica já registrada no município. Os números comemorados por iguatuenses só são superados pelas precipitações registradas no ano de 2008 quando a marca total de 598.8mm foi contabilizada.

Através de pluviômetros, a FUNCEME monitora mais cinco pontos da cidade além da sede. Todos em áreas rurais. Em apenas um deles, na comunidade de Riacho Vermelho, obteve o percentual de negativo com -5,5%. O órgão explica que em muitos dos casos a coleta de dados não é possível, ou seja, com vacância na coleta de informações em regiões onde ainda a comunicação é limitada.

Já no Quixoá, Barro Alto, Açude do Governo e Baú, foram observados, respectivamente, neste mês, costumeiramente mais intenso do inverno, 371.2mm, 260mm, 332mm e 308mm. “Não existem previsões para regiões. O que há são dados históricos e comparativos. Mas o mês de março foi bom para o estado em geral”, disse Meyre Sakamoto, meteorologista da FUNCEME.  

Ceará

Outro fator importante é que as precipitações não têm se concentrado apenas em regiões historicamente favorecidas. Com o acumulado de 272.9mm, o mês de março foi o segundo mais chuvoso dos últimos 33 anos no Ceará, ficando atrás apenas de 2008, quando a FUNCEME registrou precipitações de 332.5mm. A média histórica para o período é de 203.4mm. O resultado é que, até ontem (sexta-feira, 03), 33 açudes do Ceará estavam sangrando.

Reservatório

As volumosas chuvas garantiram recarga hídrica aos principais açudes cearenses. No acumulado deste mês de março, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) registrou aporte de 2,43 bilhões de metros cúbicos nos 155 reservatórios monitorados pelo órgão. Em igual período do ano passado, este índice foi de 680 milhões de metros cúbicos.

Trussu

O açude Carlos Roberto Costa, Trussu, também foi beneficiado com as chuvas que banharam a região. O reservatório obteve uma recarga de 8m60cm, entrando o mês com 1,35% da capacidade e alcançando em 31 dias 16,50% da capacidade, com quase 45 milhões de m³.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *