Neste domingo, 6, Iguatu vive um importante momento democrático: mais de 70.897 eleitores irão às urnas para escolher um novo prefeito e os vereadores que irão compor a Câmara Municipal. Este número representa um crescimento de 2.433 votantes (3,55%) em relação ao pleito de 2022 e de 5.297 (8%) em comparação com as eleições de 2020, quando o eleitorado contava com 65.600 pessoas.
De acordo com o Cadastro Eleitoral de 2024, as mulheres dominam o cenário eleitoral, representando 53% do total de eleitores, com 37.666 eleitoras, enquanto os homens somam 33.219, ou 47%. A diversidade também é um ponto forte, com 24 eleitores e eleitoras que utilizam nome social aptos a votar.
A disputa para as 17 vagas da Câmara Municipal de Iguatu promete ser acirrada, com 192 candidaturas registradas para o cargo de vereador. Essa é uma leve diminuição em relação às 198 candidaturas de 2020, resultando em uma concorrência de 11,29 candidatos por vaga. Entre os postulantes, 13 vereadores buscam a reeleição.
Candidatos a prefeito
Os eleitores de Iguatu terão a oportunidade de escolher entre cinco candidatos ao cargo de prefeito.
Augusto Correia Lima (Mobiliza Nacional): com uma carreira política marcada por seis tentativas em diversas eleições, Augusto é filho do ex-vereador “Correinha” (in memoriam) e busca seu espaço na política local.
Capitão Helder (PL): com uma forte ligação ideológica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Helder, militar da reserva se candidata pela primeira.
Ilo Neto (PT): engenheiro civil, Ilo traz consigo um legado familiar na política, sendo filho do deputado estadual Agenor Neto e neto do ex-prefeito de Quixelô, José Ilo (in memoriam).
Roberto Costa Filho (PSDB): advogado e executivo, Roberto é filho do ex-vereador, deputado e ex-prefeito Roberto Costa (in memoriam), e da ex-vereadora Rosana Coelho. Seu histórico político familiar pesa em sua candidatura.
Sá Vilarouca (PSB): engenheiro elétrico e empresário, Vilarouca possui uma longa trajetória política, incluindo passagens pela Câmara Municipal e a secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Locais de votação
Iguatu conta com 78 locais de votação, distribuídos em 275 seções. A seção de número 582, situada no CAIC no Bairro João Paulo II, é a que possui o menor número de votantes, com apenas 53 eleitores. Em contraste, a Creche José Lourenço de Melo, localizada nas Barreiras dos Pinheiros, receberá o maior número de eleitores por seção, totalizando 347.
O Campus Humberto Teixeira terá 22 seções, com expectativa de receber 4.004 eleitores, enquanto o Colégio Liceu de Iguatu terá nove seções e deve contar com 2.817 votantes. A Escola Padre Januário Campos, conhecida por ser um grande reduto de eleitores, terá nove seções com 2.983 votantes.
O Colégio Adauto Bezerra também receberá um grande fluxo, com nove seções e 2.534 eleitores, e a Escola Carlota Távora, que historicamente foi um ambiente de tensão nas últimas eleições, terá seis seções com 1.754 eleitores. Na zona rural, o maior reduto de eleitores é no Distrito de José de Alencar, com 309 votantes na Escola Marta Maria Sobreira.
0 comentários