Iguatu vivencia transtornos após chuva de 54mm

13/04/2019

Carros enfrentando ruas alagadas, motos quase submersas e vias interditadas. Foi esse o cenário da última quinta-feira, 11, na cidade de Iguatu quando o município foi banhado por uma chuva de 54mm, conforme dados oficiais da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

As vias do município como Deocleciano Bezerra, Virgílio Correia, Largo da Telha, Coronel Gustavo Correia Lima, Epitácio Pessoa ganharam as redes sociais com imagens e vídeos dos transtornos que vivenciaram. Semáforos apresentaram problemas, congestionamentos se formaram e o comércio local acabou paralisando. A precipitação começou às 8h55 e se estendeu por uma hora e meia.

A falta de rede coletora e de escoamento de águas pluviais e relevo plano contribui para agravar o problema. “Estou aqui parada há mais de uma hora”, disse a dona de casa Ana Lúcia Lima, que ao descer a calçada, na esquina da rua Virgílio Correia, atrás do Grupo Escolar Carlos de Gouvêa, caiu. “Pisei em falso”, disse. Ela foi ao centro da cidade para fazer o pagamento de contas de luz e água e uma prestação de uma loja.

A Defesa Civil do município e os bombeiros não foram acionados para ocorrências de maior gravidade no decorrer do dia de chuva.

Pluviometria

O pluviômetro instalado na Cooperativa Agrícola e Industrial de Iguatu (COIGUATU) registrou 80mm, no Bairro Joaquim Távora (Prado). Na Vila Cajazeiras, registrou-se o quantitativo de 120mm. O mês ainda não acabou, mas dos 13 dias passados de abril, a FUNCEME contabilizou precipitações em 11 deles. Até agora a sede do município de Iguatu conta com um desvio percentual positivo de 20% acima da média histórica.

Trussu

Atualmente o açude Carlos Roberto Costa, Trussu, bacia que abastece Iguatu, conta com volume de 3,66 % do total de sua capacidade. Os dados do reservatório provam mais uma vez que a quadra invernosa desse ano não está sendo, até o momento, satisfatória no que se refere a aporte hídrico.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *