O general comandante do Exército Brasileiro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como novo Ministro da Defesa. O militar, filho natural de Iguatu, estava no comando geral do Exército desde 20 de abril de 2021 e agora recebeu o convite para assumir o ministério. Ele ocupa a cadeira deixada pelo general Walter Braga Neto, que saiu do cargo para compor, como candidato a vice, a chapa da candidatura à reeleição de Bolsonaro.
Em lugar de Paulo Sérgio assumiu o general Marco Antônio Freire Gomes. Com a nomeação, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira passa a figurar como o iguatuense mais ilustre de toda a história da ‘Terra da Telha’, por conseguir galgar um dos postos mais importantes do Governo Federal, ganhando status de ministro, orgulho para sua gente de Iguatu, seus conterrâneos e sua família.
A cerimônia de posse do novo ministro e do novo comandante do Exército aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Foi seguido todo o protocolo do cerimonial do Governo, com o ato oficial de assinatura do Termo de Posse, por parte do presidente e dos novos ministros.
É o mais elevado posto em esfera do Governo Federal, ocupado por um filho de Iguatu. Na ocasião, já como novo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio afirmou que “assume o compromisso, com muita altivez e responsabilidade, aliás é este o seu perfil, desde que era cadete, e trilhou sua trajetória até chegar no mais alto escalão. O novo ministro falou com emoção e saudosismo resgatando memórias de quando ainda estava na academia militar de Cadete. “Chego ao final da minha missão no Exército Brasileiro. Como se fosse hoje, sinto o mesmo entusiasmo do dia em que cruzei o portão das armas da escola preparatória de cadetes do exército”, lembrou. Na cerimônia o ministro estava acompanhado da esposa Maria Neves (Mariinha).
Bastidores
As negociações para a nomeação do general Paulo Sérgio já vinham sendo articuladas nos bastidores do Governo desde a semana passada. Na última segunda-feira, 28, em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com os comandantes das Forças, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Exército Brasileiro), o almirante de esquadra Almir Garnier Santos (Marinha do Brasil), o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior (Aeronáutica), e o auxiliar Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência.
Na mesa do presidente foram discutidos os detalhes para que o então comandante do Exército, Paulo Sérgio de Oliveira, assumisse o comando do Ministério da Defesa, cuja posse já seria na quinta-feira, 31, como de fato ocorreu. Também no encontro, o presidente sinalizou a possibilidade de Walter Braga Neto compor sua chapa na corrida pela reeleição, como candidato a vice-presidente.
Orgulho
José Hilton Lima Verde Montenegro, escritor e historiador, e amigo pessoal do ministro Paulo Sérgio Nogueira, expressou sua felicidade e satisfação pessoal, pelo fato do amigo ter conseguido chegar ao mais alto posto de um governo, em toda história. Na manhã desta sexta-feira, 1º, o escritor encaminhou para a redação do A Praça um texto escrito de próprio punho, expressando seu sentimento de emoção pela ascensão do amigo ao mais alto escalão do governo: “O General Paulo Sergio Nogueira de Oliveira é o filho de Iguatu, em toda a sua história, de maior projeção nacional. Por mérito, através do currículo irreparável no Exército de Caxias, ele assumiu, em 20 de abril de 2021, o Comando do Exército Brasileiro. Durante onze meses e onze dias, atuou de forma firme, íntegra e com impactantes decisões e realizações em benefício da ordem, da democracia, da Amazônia, do combate à pandemia, das obras de engenharia de infraestrutura etc. O ínclito conterrâneo, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, para honra do Brasil, do Ceará e do nosso querido Iguatu, no último dia 31 de março, assumiu o Ministério da Defesa. Desejamos boa sorte ao Ministro IGUATUENSE na sua nova missão”.
Exclusivo
O novo Ministro da Defesa, do Governo Federal, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, concedeu entrevista exclusiva ao A Praça, momentos após tomar posse, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação de sua excelência, o Presidente da República, Jair Bolsonaro. A conversa com o ministro, o mais ilustre iguatuense da história, por ocupar tão relevante cargo, numa gestão de governo, o leitor do A Praça acompanha nesta página
A Praça – Qual a visão do senhor e as expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido, mediante o Ministério da Defesa?
Paulo Sérgio – O Ministério da Defesa é um órgão essencial para o Brasil e tem construído nos últimos anos, importantes políticas neste setor, certamente assegurando os avanços necessários para a área diante do cenário dinâmico global. Como ministro, vou buscar seguir esse planejamento e, ao mesmo tempo aprofundar o relacionamento das Forças Armadas com toda sociedade nessa área. Algo que facilitará esse processo é a aproximação que o ministro Braga Netto já buscou com os Comandantes da Força, ao longo do último ano. De tal modo que estou a par das principais demandas da pasta e confiante de que poderemos continuar fazendo um excelente trabalho.
A Praça – Qual o sentimento do senhor nesse momento ao assumir esse novo cargo?
Paulo Sérgio – Meu primeiro sentimento é de gratidão, pelo tempo que estive à frente do Comando do Exército. Foi um período muito intenso e gratificante, uma verdadeira honra comandar essa instituição, que é tão importante para mim, pessoalmente, e para o país. Agora, diante dessa nova missão que recebi do Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, vou continuar empenhado em liderar e apoiar essa grande equipe do Ministério da Defesa. Nessa relevante tarefa, será particularmente gratificante e uma grande honra, pode contar com o apoio continuado dos amigos, Almirante Garnier, Comandante da Marinha, e Brigadeiro Batista Júnior, Comandante da Aeronáutica.
A Praça – O que a população brasileira pode esperar do Ministério da Defesa sob sua gestão?
Paulo Sérgio – O Ministério da Defesa continuará sendo um facilitador, para que as Forças Armadas Brasileiras estejam sempre aptas e em permanente estado de prontidão para cumprir toda e qualquer tarefa que lhes for atribuída, em qualquer parte do nosso território, em nossos mares, ou em nossos céus. A população brasileira pode ter a certeza que as suas Forças Armadas farão sempre jus aos elevados índices de confiança que já lhes são atribuídos.
0 comentários