Moradores reclamam de prejuízos causados por constantes quedas de energia no Bairro Esplanada, em Iguatu. Segundo os populares da região, a oscilação de energia já danificou vários eletrodomésticos nas casas. A realidade é igual nos Bairros Altiplano e Veneza, Bugi e parte do Centro.
De acordo com o contador Vagner Ferreira, a cada mês aumenta a média de ocorrência de queda de energia na área, o que acentua a insatisfação. “Já passamos uma média de 10 horas sem energia. Toda semana tem uma queda. Eles prometem resolver, colocando um transformador, mas nos dão prazos longos. Eles [concessionária] dizem que devido a muitas casas possuírem sistema de energia solar, ocasionam problemas de tensão na rede. Com essa inconstância, tenho riscos de queimar meu inversor da minha rede interna”, relatou.
Vagner disse que o problema se arrasta há mais de 1 ano, tendo protocolado as denúncias junto aos órgãos fiscalizadores. “Tenho inúmeros protocolos junto à ENEL através da ouvidoria. Já denunciei à Agência Nacional de Energia Elétrica, e o que esperamos é que se resolva. A impressão que tenho é que com o impasse da continuidade deles com o estado vão colocar a responsabilidade sobre outra concessionária”, disse.
Em outros bairros da cidade os principais problemas apontados são falta de energia parcial ou total, queda de fases, interrupção do serviço de internet e a queima de aparelhos e equipamentos eletrônicos. “Já perdi utensílios eletrônicos, passei noites no calor. Pior é saber que não nos dão uma resposta convincente”, disse Wesley dos Santos, morador do Bairro Altiplano.
O que diz a Enel
Procurada pela reportagem, a Enel Distribuição Ceará disse que já instalou um novo transformador na região do Bairro Esplanada para melhorar o fornecimento. A empresa esclarece também que já programou uma nova manutenção nos bairros para realizar levantamento de cargas.
A Enel orienta ainda que o responsável pela unidade consumidora, em caso de queda no fornecimento, formalize o pedido de ressarcimento pela agência virtual no site da empresa, pela Central de Atendimento (0800 285 0196) ou pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608, informando sempre o número da unidade consumidora, a data e o horário aproximado do acontecido e os equipamentos danificados (marca e modelo).
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