Foi encerrado nesta sexta-feira, 19, o II Simpósio Regional Interdisciplinar, Ciência e Saúde, da FASC – Faculdade São Francisco do Ceará.
A cerimônia de abertura, na segunda-feira, 15, aconteceu no ginásio coberto da instituição, em sua sede na Rua Dom Quintino, e reuniu autoridades locais e estaduais, professores, alunos e outros representantes da sociedade. A professora Vera Claudino, empreendedora mantenedora da instituição, também estava presente.
O evento reuniu também representantes da comunidade acadêmica, secretários de governo, Ministério Público e da sociedade de Iguatu e do Centro-Sul. Uma semana de ampliação do conhecimento, com debates, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e palestras.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação, do Governo do Estado, Dra. Sandra Monteiro, ministrou palestra na noite da abertura, com o tema: ‘Inclusão, Inovação e Tecnologia no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas.
Objetivos
De acordo com o professor José Roberto Duarte, diretor de ensino da FASC, um dos objetivos do Simpósio foi promover a difusão da produção técnico-científica, nas áreas da Gestão, Saúde, Engenharia, Arquitetura e Direito. Indiretamente objetivou discutir e aprimorar o conhecimento no meio de toda a comunidade acadêmica de Iguatu e das cidades do seu entorno. A FASC reúne acadêmicos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, de pelo menos 15 cidades do entorno de Iguatu.
Programação
O Simpósio também contou com programação de minicursos voltados para o público acadêmico. Foram mais de 30 cursos temáticos, entre esses, ‘Autismo – Inclusão, Conscientização e Ciência, ‘Mercado de trabalho: O engenheiro civil recém-formado’, ‘Intersecção entre o tratamento dentário e o uso de medicamentos: desafios e soluções’, mesa redonda: Residência multiprofissional, qual o papel do Fisioterapeuta frente ao serviço’, ‘Comunicação visual aplicada à arquitetura e urbanismo através do uso de CorelDRAW’, ‘Programa Nacional de Alimentação Escolar’, ‘O Direito além da lei: interpretações jurídicas e hermenêuticas’, ‘Gestão pública orientada para cidades inteligentes da Região Centro Sul do Estado do Ceará’, ‘Interpretação de exames laboratoriais com base na prática’, “A defesa do crime de Feminicídio no Tribunal do Júri”.
Gincana sociocultural
Durante uma semana, o ambiente universitário da FASC ficou ainda mais movimentado com o entra e sai dos estudantes, para a participação nos minicursos, palestras e na gincana que homenageou os dois primeiros bispos de Iguatu, saudosa memória, Dom José Mauro Ramalho e Dom José Doth. Mais de 6 toneladas de alimentos e material de higiene pessoal foram arrecadadas. A equipe vencedora foi D. José Mauro com 6,920 pontos contra 6,775 pontos da equipe D. José Doth.
“Todos são vencedores. O empenho e o compromisso demonstrados pelas equipes nos impressionaram. Atividades de cunho social são fundamentais para a formação humana dos nossos alunos. Temos imenso orgulho do trabalho realizado e que vai beneficiar centenas de pessoas em vulnerabilidade social”, disse a professora Vera Claudino.
Ontem a festa de encerramento foi comandada pelo cantor Gabriel Freitas.
0 comentários