Implantado em Iguatu programa para prevenção social à violência

22/10/2022

A Secretaria de Assistência Social apresentou a implementação oficial do modelo de governança do Pacto por um Ceará Pacífico, assim como as responsabilidades do pacto enquanto política pública de prevenção social à violência.

O evento nesta sexta-feira, 21, contou com a presença da coordenação da expansão Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), do prefeito de Iguatu, além de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense e secretários municipais. Na cerimônia também foram anunciadas as próximas agendas do Comitê no estado.

De acordo com o coordenador do programa, Pádua Campos, o PReVio terá um olhar especial para áreas vulneráveis dos municípios abraçados pelo programa. “Trabalhamos com a perspectiva de redução dos índices de violência, sempre com ações de prevenção. Nosso objetivo é alcançar justamente os territórios que apresentem esses indicativos. Sabemos que a violência está presente em certos pontos da cidade, justamente onde não há forte presença de políticas públicas. Iremos trabalhar para reduzir essas vulnerabilidades”, pontuou.

Ednaldo Lavor (PSD) ressaltou a importância da união de órgãos que visam reforçar uma cultura de paz. “A presença de atores do Governo do Estado dentro do Comitê Deliberativo reforça o Pacto por um Ceará Pacífico. Que a partir disso possamos dar continuidade a esse movimento em defesa da vida, algo necessário que devemos seguir promovendo”, disse.

Aporte financeiro

O PReVio tem a finalidade de pensar sobre ações de segurança social, na perspectiva de criação de políticas sociais, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra grupos minorizados como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativos. Além de Fortaleza, o Programa irá atuar também em Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral.

O programa tem crédito aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 65 milhões. O contrato de financiamento foi assinado no dia 30 de dezembro de 2021, com vigência de cinco anos (2022 – 2026).

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *